Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Magnetismo
  4. Campo magnético

Campo magnético

O campo magnético pode ser definido tomando como base os campos elétricos e gravitacionais, que determinam as modificações no espaço em razão da presença de cargas elétricas ou de massa. Sendo assim, o campo magnético é a região do espaço na qual um ímã manifesta sua ação.

Representamos o campo magnético em um ponto no espaço por um vetor denominado vetor indução magnética ou, simplesmente, vetor campo magnético, representado por . No Sistema Internacional de unidades (SI), a unidade de intensidade do vetor  denomina-se tesla (símbolo T).

Tratando-se de um campo de origem magnética, denominamos linha de indução toda linha que, em cada ponto, é tangente ao vetor campo magnético e é orientada no seu sentido. As linhas de indução são uma simples representação gráfica da orientação do vetor campo magnético em certa região do espaço.

Campo magnético dos ímãs

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Linhas de indução de um ímã em forma de barra

A figura acima nos mostra uma ilustração do campo magnético em forma de barra. Se acrescentarmos limalhas de ferro em volta do ímã, veremos que elas passam a se orientar de forma análoga a de uma bússola, formando linhas que, como já dito, são chamadas de linhas de indução ou linhas de campo de indução magnético.

Ao desenharmos as linhas de campo observadas na parte externa de um ímã, elas aparentam “sair” do polo norte e “chegar” ao polo sul. Não existem linhas que só saem ou só chegam ao ímã, como ocorre no caso das linhas de força do campo elétrico para uma só carga. Isso quer dizer que, diferentemente do que ocorre com o campo elétrico, as linhas do campo magnético são fechadas.

Ímã em forma de ferradura
Ímã em forma de ferradura
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados