Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. Campo visual de um espelho plano

Campo visual de um espelho plano

Praticamente todo mundo tem espelhos: em suas casas, no carro, alguns em bolsas etc. Denominamos imagem aquilo que vemos através do espelho. De uma maneira bastante geral, espelho plano é uma superfície metálica bem polida capaz de refletir a luz. Geralmente, na confecção de um espelho, usa-se uma placa de vidro onde é colocada uma câmara bem fina de prata ou alumínio em uma de suas faces.

Em um espelho plano, a imagem conjugada é virtual, direita, do mesmo tamanho do objeto e posicionada simetricamente ao objeto em relação ao plano do espelho. Resumindo, a imagem e o objeto situam-se a uma mesma distância.

Denominamos campo visual de um espelho plano toda a região que um observador consegue ver por reflexão. O campo visual é tanto maior quanto mais próximo estiver o observador do espelho. Vejamos a figura abaixo: nela temos um observador O e o espelho plano E.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que possamos determinar graficamente o campo visual desse espelho para o observador, devemos encontrar a imagem O’ deste, simétrica em relação ao espelho, e traçar os segmentos O’A e O’B.

Os raios incidentes chegam ao observador pelo fenômeno da reflexão

Os raios incidentes nos pontos A e B, as extremidades do espelho, que chegam ao observador por reflexão, determinam, para ele, o campo visual do espelho, que é a região sombreada na figura acima. Qualquer ponto objeto colocado no campo visual do espelho é visto por reflexão pelo observador O

Quanto mais próximo estiver um observador do espelho, maior será seu campo visual
Quanto mais próximo estiver um observador do espelho, maior será seu campo visual
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva

Assuntos Relacionados