Carl Sagan

Carl Sagan foi um importante astrônomo estadunidense do século XX. Participou de importantes missões da NASA e publicou diversos artigos científicos.

Carl Sagan
Carl Sagan foi um dos maiores divulgadores da Astronomia no século XX *

Carl Edward Sagan foi um cientista e astrônomo estadunidense. Nascido na cidade de Nova Iorque, em 1934, graduou-se em Ciências, em 1955, pela Universidade de Chicago, onde, em 1956, tornou-se mestre em Física e doutor em Astronomia e Astrofísica, em 1960.

Sagan tornou-se famoso por causa da publicação de livros sobre Astronomia e pela série de TV de 1980 intitulada “Cosmo: Uma viagem pessoal”, em que seu principal objetivo era a divulgação da Astronomia. Sagan fez mais de 600 publicações científicas e escreveu mais de 20 livros sobre Ciência e Ficção Científica. Algumas de suas frases sobre o cosmo são muito famosas por causa das opiniões interessantes a respeito do universo.

Se não existe vida fora da Terra, então, o universo é um grande desperdício de espaço.”

O que é mais assustador? A ideia de extraterrestres em mundos estranhos ou a ideia de que, em todo este imenso universo, nós estamos sozinhos?”

Carl Sagan

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Contribuições para a Ciência

Carl Sagan teve papel importante no início do desenvolvimento de programas espaciais da então criada NASA, agência espacial estadunidense. Foi conselheiro da NASA e colaborou para o projeto de desenvolvimento da Apollo 11, que levou o homem à lua em 1969. Também teve participação expressiva nas missões de lançamento da sonda Galileu e das sondas Voyoger, onde foram colocadas mensagens sobre a Terra gravadas em discos para o caso das sondas encontrarem vida inteligente.

Outra contribuição importante do astrônomo foi mostrar que Titã, uma das luas de Saturno, possuía oceanos de compostos líquidos, bem como que Europa, uma das luas de Júpiter, poderia possuir oceanos subterrâneos de água, o que possibilitaria a existência de vida.

Carl Sagan morreu em 1996, aos 62 anos de idade, por complicações geradas por uma pneumonia.

*Créditos da imagem: Joseph Sohm / Shutterstock.com

Assuntos Relacionados