Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Chute x Impulso

Chute x Impulso

O futebol é o esporte coletivo mais praticado no mundo. Os atletas atuantes neste esporte são objetivados por fazer gol. A condução da bola de futebol acontece, em grande parte do jogo, através do contato entre os pés dos jogadores e a bola, contato este denominado como chute.
O chute dado pelos jogadores é interpretado fisicamente (em termos de variação de quantidade de movimento) pela relação estabelecida entre a força que ele aplica com a bola e o tempo em que essa força (tempo de contato entre o pé do jogador e a bola) atua sobre a mesma; essa relação é denominada como impulso.


Impulso de uma força constante

O impulso aplicado em uma bola provocará variação em sua quantidade de movimento, dando a ela maior ou menor velocidade.


Quantidade de movimento de um corpo que possui massa constante

Em uma cobrança de falta (bola em repouso), considere que um jogador chute a bola aplicando-lhe uma força de intensidade 1,2.10²N em 0,1s, sendo a massa da bola equivalente a 400g, a velocidade que a bola irá adquirir equivale à 108km/h; veja os cálculos a seguir.
F = 1,2.10²N
Δt = 0,1s
m = 400g = 0,4Kg
Vo = 0
V = ?
I = ΔQ
F.Δt = m.V – m.Vo
1,2.10².0,1 = 0,4.V – 0
V = 12/0,4
V = 30m/s
V = 30.3,6 = 108Km/h
Inicialmente tínhamos a bola em repouso, e após o chute a bola chega a uma velocidade equivalente à 108 Km/h (30m/s). Em razão do impulso dado à bola pelo pé do atleta, a quantidade de movimento da bola foi alterada. Logo vemos que o chute nada mais é que Impulso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Roberto Carlos, atleta da seleção brasileira, mestre em provocar grande
variação na quantidade de movimento da bola em cobranças de falta.



Publicado por: Frederico Borges de Almeida

Assuntos Relacionados