Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Cinco coisas que você precisa saber sobre eletricidade

Cinco coisas que você precisa saber sobre eletricidade

Um dos assuntos mais recorrentes em provas de vestibular, a eletricidade apresenta, no mínimo, cinco coisas que você precisa saber relacionadas à importância desse fenômeno.

Cinco coisas que você precisa saber sobre eletricidade
A eletricidade está presente em praticamente tudo o que fazemos

A eletricidade está em praticamente tudo o que fazemos em nosso cotidiano. Aquecedores, aparelhos de ar condicionado, lâmpadas, chuveiros e ferros elétricos são alguns dos exemplos de aparelhos do dia a dia que precisam de eletricidade para funcionar.

Esse fenômeno é um dos assuntos de Física mais recorrentes em provas de vestibular e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seguir, listamos cinco coisas a respeito desse assunto que você deve saber! 

1. Como é gerada e energia elétrica?

No Brasil, a principal forma de geração de energia elétrica é realizada pelas hidroelétricas, nas quais a força da água gira turbinas que, por sua vez, geram energia por meio de processos eletromagnéticos.

Outras formas de geração de energia elétrica, porém menos expressivas, são a queima de carvão nas usinas termoelétricas, a força dos ventos (energia eólica), a energia solar e a energia nuclear

2. Aparelhos que mais consomem energia

O chuveiro elétrico geralmente é o aparelho que mais consome energia elétrica em uma residência, representando, em média, 30% do valor da conta de energia. Esse equipamento consome muita energia porque esquenta a água por meio do efeito Joule, processo em que a energia elétrica é transformada em calor. Para economizar energia, nos dias quentes, o chuveiro deve ser utilizado na posição verão. Outra forma de diminuir o consumo, tanto de energia quanto de água, é reduzir o tempo de banho.

Os aparelhos de ar condicionado também são responsáveis por um alto consumo de energia elétrica. Para economizar energia, os filtros desses aparelhos sempre devem estar limpos, pois a sujeira impede a circulação de ar, o que faz com que o aparelho precise realizar mais força para funcionar adequadamente. Com o ar condicionado ligado, portas e janelas também devem estar bem fechadas, assim, evita-se a entrada de ar do ambiente externo, minimizando o trabalho do equipamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quanto à iluminação, as lâmpadas representam cerca de 20% da conta de energia. O segredo para economizar é evitar acendê-las durante o dia e sempre utilizar lâmpadas fluorescentes ou de LED, que consomem menos energia quando comparadas às lâmpadas incandescentes

3. O que é kWh?

O kWh é a sigla para quilo Watt hora e é uma unidade de medida de energia. A quantidade de energia elétrica consumida é apresentada nas contas de energia em kWh. A energia consumida por aparelho é determinada a partir do produto da potência do equipamento pelo tempo de uso. 

1 kWh = 3,6 x 106


4. Qual é a diferença entre AC e DC?

DC é uma sigla em inglês para corrente direta, também conhecida como corrente contínua. Essa corrente elétrica mantém valores e sentidos únicos em um circuito e é fornecida por pilhas e baterias.

AC é a sigla em inglês para corrente alternada. Esse tipo de corrente possui valor e sentido de propagação no circuito variáveis. A corrente da rede elétrica residencial é do tipo alternada

5. Quais são os países que mais consomem energia elétrica?

O relatório publicado em 2016 pela Agência Internacional de Energia (AIE) aponta que Estados Unidos da América (EUA) e China são os países que mais consomem energia no mundo. Na lista, o Brasil aparece em nono lugar.

Assuntos Relacionados