Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Cinemática Escalar

Cinemática Escalar

Embora frequentemente nos passem despercebidos, os fenômenos físicos estão sempre presentes no nosso cotidiano. Poderíamos mesmo dizer que a Física aparece, de uma forma ou de outra, em todas as atividades do homem.

A cinemática é a parte da física que estuda o movimento das “coisas” sem levar em consideração o que provocou seu movimento. Mas para entendermos melhor essa parte da física, vamos descrever os conceitos iniciais.

Referencial

Podemos dizer que referencial é o corpo em relação ao qual identificamos o estado de repouso ou movimento de um móvel. Assim, dizemos que um móvel está se movendo em relação a um determinado referencial se a sua posição se altera, com o passar do tempo, em relação a ele.

Espaço de um móvel

Para localizarmos um móvel ao longo de uma trajetória, devemos orientá-la e adotar um ponto como origem. A medida em relação ao ponto de origem até um ponto qualquer é chamada de espaço S.

Variação do espaço

Vamos considerar um móvel que parte da cidade A que se encontra no Km 235 de uma rodovia. O móvel demora cerca de 4h para chegar até a cidade B, que fica localizada no Km 672 da mesma rodovia. Chamamos de variação de espaço a diferença entre o espaço de chegada e o espaço de saída.

Onde:

ΔS é a variação do espaço
Si é o espaço de saída do móvel
Sf é o espaço de chegada do móvel

Velocidade escalar média

Em corridas automobilísticas é comum ouvirmos a citação da “velocidade média” de um automóvel em determinada volta. Podemos definir a velocidade escalar média (Vm) de um móvel por meio da relação entre a variação do espaço ΔS e o intervalo de tempo Δt. Assim, temos:


Velocidade escalar instantânea

Podemos entender a velocidade escalar instantânea (V) como sendo a velocidade escalar média para um intervalo de tempo extremamente pequeno, ou seja, o tempo tendendo a zero.


Aceleração escalar média

Podemos relacionar o termo aceleração com a variação da velocidade de um móvel no decorrer do tempo. Assim, podemos definir aceleração escalar média αm de um móvel da seguinte maneira:


Aceleração escalar instantânea

Podemos entender a aceleração escalar instantânea como sendo uma aceleração escalar média para um tempo muito pequeno, que tende a zero. Assim, podemos definir aceleração escalar instantânea como sendo:


Por Domiciano Corrêa Marques da Silva
Graduado em Física



Movimento de descida de um esquiador na neve
Movimento de descida de um esquiador na neve
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados