Whatsapp icon Whatsapp

Coletor solar

Aquecedor solar com um reservatório de capacidade de 200 litros
Aquecedor solar com um reservatório de capacidade de 200 litros

A energia solar pode ser aproveitada para o aquecimento da água em residências, antes de seu consumo. Para isso, é necessário que a água passe por uma caixa semelhante a uma estufa de plantas. A radiação solar incide na face transparente do coletor, e parte dela atinge a chapa de alumínio pintada de preto, que está no interior da caixa.

Colada à placa de alumínio está a tubulação de água, também pintada de preto. Pelo processo de condução, uma parte do aquecimento da placa é transmitida para a água. A capacidade de aquecimento da placa metálica depende de sua área e espessura. A cor preta aumenta a absorção da energia radiante incidente, aquecendo a água de forma mais rápida.

No fundo da caixa, coloca-se lã de vidro, um material isolante térmico que, assim como a cobertura de vidro, ajuda a diminuir a transferência de energia para o ambiente. O vidro, transparente à luz, provoca o efeito estufa e impede a saída da radiação infravermelha, retendo-a no interior do coletor, contribuindo ainda mais para aumentar a temperatura da água no interior da tubulação a valores próximos de 60ºC.

Uma vez aquecida, a água na tubulação torna-se menos densa e desloca-se para a parte superior do reservatório. Ao mesmo tempo, a água mais fria, na parte inferior do reservatório, desloca-se para a tubulação, formando uma corrente de convecção térmica. A água quente, pronta para o consumo, sai pela parte superior do reservatório, e uma nova quantidade de água vinda da caixa d’água entra no aquecedor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No funcionamento do coletor solar, verificam-se os três processos de transferência de energia por diferença de temperatura: irradiação, condução, e convecção. Uma quantidade de energia que incide por irradiação é absorvida pela chapa metálica, que transmite uma parcela dessa energia absorvida para a água, enquanto uma pequena parte dessa energia é refletida para o ar que envolve a chapa. A proporção dessas três parcelas de energia em relação à quantidade total de energia incidente indica a eficiência do coletor. Quanto maior sua eficiência, maior a quantidade de energia transmitida para a água.

A cor preta na placa metálica facilita a absorção da radiação incidente, mas um bom absorvedor é também um bom emissor. Ou seja, se um objeto escuro absorve grande quantidade de energia, ele a emitirá em grande quantidade. É por esse motivo que os radiadores são pintados de preto.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

A Garrafa Térmica
Você já observou que o interior de uma garrafa térmica é espelhado? Clique aqui e descubra por quê!
Coeficientes de dilatação superficial e volumétrica
Conhecendo o coeficiente de dilatação linear é possível determinar o valor dos coeficientes de dilatação superficial e volumétrica.
Condução Térmica na Cozinha
Os objetos metálicos são excelentes condutores térmicos. Evite acidentes!
Dilatação térmica de sólidos
Conheça a dilatação térmica dos sólidos e seu funcionamento. Aprenda sobre o coeficiente de dilatação térmica de sólidos e confira exercícios sobre o tema!
O calor também é energia
Utilizando o calor para a produção de energia.
O vidro é sólido ou líquido?
O vidro é um sólido ou um líquido? Clique aqui para entender a questão!
Transformação isobárica
As características de um gás em uma transformação isobárica.
video icon
Escrito"Tiocompostos ou compostos sulfurados" em fundo laranja e próximo a um botijão de gás vazando.
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.