Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Conceitos Fundamentais da Dinâmica

Conceitos Fundamentais da Dinâmica

No estudo da dinâmica é muito importante ter em mente as definições do que vem a ser massa de um corpo e força aplicada sobre um corpo.

Massa: é uma grandeza física que é atribuída a um corpo, obtida após a comparação deste com a massa de um corpo padrão. Este pode ser o quilograma – padrão, que é um pequeno bloco de platina (90%) e irídio (10%). Esse pequeno bloco se encontra no Instituto Internacional de Pesos e Medidas, em Sèvres, próximo a Paris, França. Por definição ele tem massa de um quilograma, representado pela letra kg. No Sistema Internacional de Unidades a unidade de massa é o quilograma, kg. É importante salientar que a massa de um corpo independe da posição dele no espaço, ou seja, a massa é sempre a mesma, estando ele na Terra ou na Lua.

Força: quando se fala em força sempre a relacionamos ao esforço que fazemos para realizar as atividades do cotidiano, ou seja, esforço muscular. Força é uma grandeza vetorial que possui módulo, direção e sentido. As forças podem ser de contato, de campo, de natureza elétrica e magnética. Força é o agente capaz de mudar o estado de repouso ou de movimento de um determinado corpo, ou seja, é a causa que produz em um corpo a variação de velocidade. No Sistema Internacional de Unidades a unidade de força é o newton (N), em homenagem a Isaac Newton.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Tiago Dantas

Assuntos Relacionados