Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. Construção Geométrica de Imagens em Espelhos Esféricos

Construção Geométrica de Imagens em Espelhos Esféricos

Um ponto objeto colocado à frente de um espelho esférico de Gauss, seja ele côncavo ou convexo, terá sua imagem formada a partir da intersecção entre dois ou mais raios refletidos em virtude de dois ou mais raios incidentes.
Lembrando que os raios refletidos estão condicionados às propriedades dos espelhos esféricos de Gauss.

Seja um espelho convexo de Gauss, o objeto situado sobre o eixo principal do espelho em qualquer posição que seja, terá sua imagem sobre o eixo principal, virtual, direita e menor com relação ao objeto.

Seja um espelho côncavo de Gauss, o objeto situado sobre o eixo principal do espelho antes do centro de curvatura terá sua imagem sobre o eixo principal, real, invertida e menor com relação ao objeto.

Seja um espelho côncavo de Gauss, o objeto situado sobre o eixo principal do espelho no centro de curvatura terá sua imagem sobre o eixo principal, real, invertida e de mesmo tamanho com relação ao objeto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Seja um espelho côncavo de Gauss, o objeto situado sobre o eixo principal do espelho entre o centro de curvatura e o foco terá sua imagem sobre o eixo principal, real, invertida e maior com relação ao objeto.

Seja um espelho côncavo de Gauss, o objeto situado sobre o eixo principal do espelho no foco terá sua imagem formada imprópria (formada no infinito).

Seja um espelho côncavo de Gauss, o objeto situado sobre o eixo principal do espelho entre o foco e o vértice terá sua imagem sobre o eixo principal, virtual, direita e maior com relação ao objeto.

Sobre o eixo principal em todas as situações citadas são tomados como referência três pontos: v – vértice, f – foco e c - centro de curvatura.

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Mundo Educação

Publicado por: Frederico Borges de Almeida

Assuntos Relacionados