Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Física Moderna
  4. Cromodinâmica e Eletrodinâmica Quântica

Cromodinâmica e Eletrodinâmica Quântica

A cromodinâmica quântica é a teoria dos quarks e dos glúons, e a eletrodinâmica quântica ou segunda quantização é a teoria responsável por realizar a quantização dos campos.

A cromodinâmica quântica é a teoria dos quarks (um dos elementos básicos que constituem a matéria) e dos glúons (um mediador de força forte).

É uma teoria que “analisa” explicações sobre como as partículas elementares se comportam.
Essa teoria é considerada a fundamental das interações fortes, e faz parte da teoria conhecida como Modelo Padrão das Partículas Elementares e das Forças Fundamentais da Natureza.

No que se refere ao entendimento da estrutura fundamental da matéria e seus progressos alcançados no século XX, tendo seu início com a mecânica quântica, levando entendimento e descobertas da estrutura atômica e dos avanços da energia nuclear, a cromodinâmica quântica é o resultado dos progressos alcançados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas mesmo com tais progressos, a matemática ainda não dispõe de ferramentas em sua natureza analítica capazes de tirar predições da teoria.

Eletrodinâmica quântica ou segunda quantização é a teoria responsável por realizar quantização dos campos, sendo que a mecânica quântica realiza apenas a quantização da matéria.

Essa teoria considera tanto a matéria quanto os condutores de força, proporcionando base teórica a serem analisadas entre as interações de radiações eletromagnéticas.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Assuntos Relacionados