Curiosidades astronômicas

O Universo é repleto de corpos celestes com as mais diversas características. Que tal conhecer algumas das mais interessantes curiosidades astronômicas sobre o cosmos?
Em alguns lugares da Terra, é possível observar o brilho de um dos braços da nossa galáxia

A astronomia é uma das mais fascinantes áreas da Física. Ao estudá-la, deparamo-nos com um grande número de curiosidades sobre o Universo. Neste texto, vamos trazer algumas curiosidades astronômicas para você vislumbrar um pouco melhor a grandeza dos estudos que envolvem a astronomia.

Sol

O Sol é uma estrela anã de 4,6 bilhões de anos. Sozinho, apresenta 99,8% da massa de todo o Sistema Solar (cerca de 333 mil planetas Terra), garantindo que a gravidade em sua superfície chegue a 274 m/s², cerca de 27 vezes maior que a gravidade terrestre. A temperatura média de sua superfície é de 5500 ºC, enquanto o seu núcleo pode atingir incríveis 15 milhões de graus Celsius.

Em decorrência da grande temperatura e pressão em seu núcleo, o Sol é capaz de fundir átomos de Hidrogênio em átomos de Hélio, emitindo energia na forma de ondas eletromagnéticas. Apesar dos números impressionantes, o nosso Sol está longe de ser a maior estrela do universo se comparado com estrelas como VY Canis Majoris, cujo diâmetro é de cerca de 2000 sóis.

Neutrinos

Os neutrinos são partículas extremamente leves – centenas de bilhões de vezes mais leves que os elétrons – e de carga elétrica neutra. Só interagem com o resto da matéria por meio da gravidade e da força nuclear fraca. São produzidos em reações nucleares como aquelas que ocorrem nos núcleos das estrelas e nos reatores das usinas nucleares.

Por serem extremamente pequenos e pouco interagentes, os neutrinos podem atravessar até mesmo uma barra de chumbo com alguns anos-luz de comprimento sem colidir com nenhum átomo. Em razão da proximidade, o Sol é a maior fonte de neutrinos da Terra, garantindo um fluxo de 6,4.106 neutrinos/cm2/s, ou seja, a cada 1 segundo, pelo menos seis milhões de neutrinos solares atravessam uma área equivalente a uma de suas unhas. Uma estimativa realizada por astrofísicos em 2012 indica que cerca de 13% da massa do universo possa ser atribuída aos neutrinos.

Estrelas são corpos negros

Na Física, dá-se o nome de corpo negro a uma porção de matéria capaz de absorver toda a radiação incidente: nenhuma parte da radiação é refletida ou transmitida através dele. O mesmo ocorre para as estrelas. Apesar de produzirem muita radiação, tanto visível quanto não visível, todas as ondas eletromagnéticas que incidem sobre elas são totalmente absorvidas. Portanto, se uma estrela parasse de emitir luz, sua superfície seria perfeitamente negra.

“Incontáveis” estrelas

Estima-se que nossa galáxia apresente entre 200 e 400 bilhões de estrelas e que, no Universo, existam centenas de galáxias, resultando em um número de pelo menos 10 sextilhões de estrelas. No entanto, a partir da Terra, nas melhores condições possíveis, somente cerca de 8500 estrelas são visíveis a olho nu.

Publicado por Rafael Helerbrock