Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Curiosidades sobre eletricidade

Curiosidades sobre eletricidade

A eletricidade é um termo amplo que abrange diversos fenômenos físicos, químicos e biológicos conhecidos. Aprenda algumas curiosidades a respeito da eletricidade.

Curiosidades sobre eletricidade
A luz do globo de plasma surge em decorrência de uma grande excitação promovida por campo elétrico oscilante sobre gases nobres e rarefeitos.

Eletricidade é um termo abrangente usado para descrever uma série de fenômenos físicos relacionados à movimentação das cargas elétricas. Confira algumas curiosidades sobre esse importante fenômeno que está tão presente em nossas vidas.

Velocidade da corrente elétrica

Quando apertamos um interruptor, as lâmpadas acendem quase instantaneamente. Dessa forma, é natural imaginarmos que os elétrons (corrente elétrica) movem-se com velocidades muito altas dentro do fio. No entanto, a velocidade dos elétrons é extremamente baixa, variando entre milímetros a alguns centímetros por segundo.

No entanto, o campo elétrico e, consequentemente, a diferença de potencial são estabelecidos no fio com velocidades próximas à velocidade da luz. Esse processo faz com que quase todos os elétrons do fio passem a mover-se simultaneamente, é por essa razão que temos a sensação de que as lâmpadas acendem instantaneamente.

O perigo está na corrente elétrica

É possível que você já tenha ouvido falar dos tasers, armas não letais que disparam eletrodos com velocidades de até 35 km/h. Esses eletrodos são capazes de penetrar até 5 centímetros de profundidade na pele humana, atingindo tecidos com menor resistência elétrica que a epiderme, que pode apresentar resistência elétrica de até 100 000 Ω quando seca . Dessa forma, é comum que as descargas elétricas produzidas pelos tasers cheguem a incríveis 50 000 V.

Apesar de o potencial elétrico da descarga ser alta, os tasers não são letais. Isso pode ser explicado pelo fato de poucas cargas atravessarem o alvo: a corrente elétrica aplicada no disparo dos tasers é extremamente baixa, cerca de 30 mA (0,003 A). Correntes elétricas dessa magnitude não são capazes de matar um ser humano, apenas paralisando temporariamente seus músculos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Mesmo produzindo descargas de até 50 000 V, os tasers são considerados armas não letais.

Veja também: Efeitos da corrente elétrica no corpo humano

Relação entre luz e eletricidade

Campos elétricos muito intensos são capazes de ionizar gases, fornecendo-lhes energia suficiente para que seus elétrons sejam arrancados da eletrosfera dos átomos. Esse processo resulta na produção de um estado físico da matéria chamado plasma.

O globo de plasma é um exemplo de aplicação de altos campos elétricos oscilantes. Nessa peça decorativa, vários gases nobres, como argônio e xenônio, são colocados sob baixas pressões, emitindo luz quando excitados por campos elétricos muito intensos e oscilantes. O campo elétrico variável remove os elétrons do gás, que, ao retornarem aos seus átomos, emitem luz visível. Esse fenômeno físico também pode ser visto em linhas de alta-tensão e recebe o nome de efeito Corona.

Veja também: Cinco coisas que você precisa saber sobre eletricidade

Assuntos Relacionados