Você está aqui Mundo Educação Física Óptica Defeito da visão chamado Miopia

Defeito da visão chamado Miopia

Defeito da visão chamado Miopia
A pessoa que apresenta Miopia não consegue enxergar nitidamente objetos distantes dela

A física óptica se preocupa muito em estudar a visão humana, que por sinal é bastante complexa. Algumas pessoas apresentam defeitos relacionados à visão. Os defeitos mais comuns apresentados pela visão são a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia. Neste momento nosso foco está sobre o defeito conhecido como Miopia.

O elemento básico da nossa visão é, portanto, o globo ocular, que se assemelha muito a uma máquina fotográfica. O globo ocular nada mais é do que uma caixa esférica, que possui um sistema de lentes à frente e uma membrana fotossensível no fundo, onde as imagens dos diversos objetos que enxergamos são formadas.

Pois bem, podemos definir a Miopia como sendo um defeito que não permite que as pessoas enxerguem de forma nítida um objeto que se encontra distante dela. Esse defeito ocorre porque, estando os músculos ciliares relaxados, o foco imagem do olho fica situado antes da retina, isto é, a imagem de um objeto distante se forma antes da retina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O olho que apresenta o defeito de miopia possui convergência excessiva ou um alongamento na direção do eixo anteposterior, o que leva a um encurvamento da faixa da visão, com uma aproximação do ponto remoto e do ponto próximo em relação ao olho normal. Sendo assim, podemos concluir que a pessoa com problemas de miopia possui grande dificuldade de enxergar objetos distantes dela, porém, objetos próximos, enxerga extremamente bem.

Esse defeito visual pode ser corrigido através de cirurgia ou através do uso de lentes que divergem os raios de luz, isto é, usando lentes divergentes.

Assuntos Relacionados