Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Definição parcial de energia

Definição parcial de energia

Já vimos diversas definições sobre energia, porém ninguém até hoje conseguiu dar uma definição satisfatória para ela. Uma definição informal, mas que pode ser muito usada para os diversos fenômenos com que nos deparamos no cotidiano, é a seguinte:

- consideremos um sistema formado por um ou mais corpos. Podemos dizer que esse sistema possui energia se, de alguma forma, puder movimentar certos objetos (coisas), ou seja, puder fazer com que as coisas funcionem.

Vamos supor outro exemplo, no qual temos um automóvel. Para que esse carro comece a se movimentar é necessário que seja abastecido com gasolina ou etanol. O vapor do combustível é misturado com o ar dentro de um cilindro onde há um pistão móvel. Uma faísca elétrica produzida por um sistema elétrico provoca uma reação denominada combustão, que causa uma pequena explosão do gás, que se expande, empurrando o pistão. O movimento do pistão é, então, transmitido às rodas do carro fazendo com que ele se movimente.

Se pararmos para fazer uma análise minuciosa desse processo, veremos que a gasolina possui energia, na forma de energia química. Portanto, a energia da gasolina está armazenada nas ligações químicas dos átomos e moléculas da gasolina. Durante a combustão da gasolina, a energia que nela está armazenada é liberada, originando o movimento do carro. Por outro lado, se esse automóvel bater em um objeto qualquer, como, por exemplo, uma lata de lixo caída no meio da rua, provocará o movimento da lata.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, podemos dizer que o carro, pelo simples fato de estar em movimento, possui energia, uma vez que ele também pode fazer com que outros objetos se movimentem ao bater neles. A essa energia de movimento damos o nome de energia cinética. Portanto, podemos dizer que houve transformação de energia química em energia cinética. Porém, nem toda a energia química liberada na explosão é transformada em energia cinética. Parte da energia química é perdida no momento do choque com a lata de lixo, através do barulho; e outra parte é destinada para ligar outras funções do veículo, como, por exemplo, ligar os faróis.

Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Sistema de produção de energia de um automóvel
Sistema de produção de energia de um automóvel

Assuntos Relacionados