Você está aqui Mundo Educação Física Curiosidades de Física É possível emagrecer tomando água gelada?

É possível emagrecer tomando água gelada?

Ao ingerirmos água gelada, o nosso corpo consome energia em forma de calor para se aquecer. Mas será possível emagrecer desse jeito?

É possível emagrecer tomando água gelada?
Baixa temperatura do copo condensa a umidade do ar a sua volta

É possível emagrecer apenas tomando água gelada? Quando ingerimos água em uma temperatura menor que a do nosso corpo, cedemos calorias até que se estabeleça o equilíbrio térmico. Além disso, o corpo humano precisa manter uma temperatura mínima para que todos os seus processos metabólicos funcionem corretamente. Para tanto, ele utiliza a energia fornecida pela ingestão dos alimentos. Cada alimento, de acordo com sua composição, é capaz de fornecer uma quantidade específica de energia para o corpo – número esse que sempre pode (e deve) ser conferido na tabela de informação nutricional, presente nos rótulos dos produtos.

Veja também: Como se determina o valor calórico de um alimento?

A necessidade energética diária varia muito de um indivíduo para outro. Alguns fatores como sexo, idade, altura, peso, doenças e a prática de atividades físicas podem alterar a quantidade de calorias recomendada. Por isso é importante sempre consultar um nutricionista para analisar seus hábitos alimentares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que um indivíduo saudável deva consumir cerca de 2500 kcal diárias.
 

O que são calorias?

Quando ingerimos um alimento, o corpo humano utiliza parte da energia contida nas ligações químicas presentes nele, produzindo calor e outras formas de energia. Essa energia é medida em kcal, ou seja, uma quantidade equivalente a 1000 calorias.

1 caloria é a quantidade de calor necessária para se elevar de 14,5 ºC até 15,5 ºC uma massa de 1 g de água. Portanto, nosso corpo necessita de aproximadamente 2,5 milhões de vezes (2500 x 1000) essa energia todos os dias.

Veja também: Como medir o calor?
 

Como emagrecemos?

De forma bastante simples, se o nosso consumo de energia for menor que a ingestão calórica, nosso corpo estoca o excedente energético em forma de gordura. Ao contrário, se gastamos mais energia do que ingerimos caloria, emagrecemos.

Veja também: Quais os cuidados necessários ao fazer uma dieta?
 

Emagrecer tomando água gelada é possível?

Quando colocamos um copo de água gelada fora da geladeira, logo vemos diversas gotículas se formarem em volta dele. Isso acontece em decorrência da condensação das gotículas de água presentes no ar. Por causa da grande diferença de temperatura, o ar cede calor para a água, diminuindo a temperatura com a liquefação de sua umidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Da mesma forma, ao ingerirmos água gelada, nosso corpo consome energia, em forma de calorias, aquecendo-a até o equilíbrio térmico. Mas será que essa quantidade de energia é suficiente para emagrecermos? A resposta é: não!

A equação fundamental da calorimetria define que a quantidade de calor necessária para variar a temperatura de determinado corpo é dada por:

Q = mc ΔT

Na equação acima: Q é a quantidade de calor, m é a massa do corpo em gramas, c é o seu calor específico e ΔT é a variação de temperatura sofrida por ele.

Vamos calcular a quantidade de energia consumida pelo corpo humano para levar ao equilíbrio térmico um copo contendo 200 ml de água a 4ºC. Lembre-se de que a densidade da água é de 1 kg/L – portanto, um volume de 200 ml de água corresponde a 200 g. O calor específico da água, por sua vez, é de 1 cal/g ºC. Considerando a temperatura do corpo humano como 37 ºC, temos que:

Q = 200 1 (37 4)
Q = 6600 cal = 6,6 kcal

Algumas estimativas indicam que, a fim de se emagrecer 1 kg, é necessário reduzir o consumo calórico ou praticar exercícios físicos até que se queimem 7500 kcal – ou um total de 1136 copos gelados de água.
 

Conclusão

Existem formas mais saudáveis de se emagrecer que não envolvam o consumo de milhares de copos d’água. Vale dizer que o consumo adequado de água é essencial para a manutenção de um organismo saudável. Portanto, beba água e pratique exercícios físicos regularmente.

Veja também: Importância da água para o organismo.

Assuntos Relacionados