Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Energia Potencial Gravitacional e Elástica

Energia Potencial Gravitacional e Elástica

A energia potencial gravitacional
A energia potencial gravitacional

Nos nossos estudos de física vimos que a energia não pode ser destruída, mas sim transformada ou transferida. Diariamente vemos essa afirmação acontecendo. Por meio das usinas hidroelétricas, por exemplo, a energia mecânica se converte em energia elétrica.

Vamos supor a situação da figura acima, na qual temos um corpo cuja massa é m, sob a ação da gravidade local cuja intensidade vale g. Como podemos ver na figura, em um momento inicial abandonamos o corpo na posição inicial A. Com o passar de alguns instantes, em queda livre, vemos que o corpo atinge a posição B.

Sendo assim, dizemos que a energia potencial é a energia que está armazenada em um corpo e que pode ser utilizada a qualquer momento a fim de realizar trabalho, ou seja, é a energia que pode ser transformada em outras formas de energia.

Assim, quando abandonamos o corpo na posição A e após alguns instantes ele chega à posição B, dizemos que o sistema realizou trabalho. Portanto, o trabalho realizado pela força peso para deslocar esse corpo do ponto A para o ponto B é dado, de acordo com a definição, por:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

τ=P.d.cos0°
τ=m.g.(hA - hB )
τ=m.g.hA-m.g.hB

Energia potencial gravitacional: trata-se de uma energia associada ao estado de separação entre dois objetos que se atraem mutuamente através da força gravitacional. Dessa forma, quando elevamos um corpo de massa m à altura h estamos transferindo energia para o corpo na forma de trabalho. O corpo acumula energia e a transforma em energia cinética quando o soltamos, voltando à sua posição inicial.

Matematicamente podemos calcular o valor da energia potencial de um determinado objeto da seguinte maneira:

Epg=m.g.h

Onde:

Epg = energia potencial gravitacional – dada em joule (J)
m = massa – dada em quilograma (kg)
g = aceleração gravitacional – dada em metros por segundo ao quadrado (m/s2)
h = altura – dada em metros (m)

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados