Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Magnetismo
  4. Enunciando a Lei de Biot-Savart

Enunciando a Lei de Biot-Savart

Hans Christian Oersted foi um estudioso físico que nasceu no ano de 1777. Foi ele quem criou a teoria das correntes elétricas e também realizou algumas descobertas envolvendo as propriedades dos campos magnéticos. Em razão das suas descobertas, foi muito importante para o crescimento da ciência a partir do século XIX.

Graças a seus experimentos, Oersted pôde mostrar a relação direta que envolvia fenômenos elétricos e magnéticos. Mesmo sem poder dar uma explicação utilizando cálculos matemáticos, ele mostrou que correntes elétricas criam campos magnéticos a sua volta.

Seu experimento foi enunciado em uma reunião que ocorreu na Academia Francesa de Ciências no ano de 1920, na França. Em busca de novas explicações para tal fenômeno, Jean Baptiste Biot e Félix Savart apresentaram relatos mais convincentes, deixando suas conclusões conhecidas como a Lei de Biot-Savart.


Imaginemos uma carga q de valor positivo e que esteja se movendo com uma velocidade v. Consideremos agora o plano formado pelos vetores v (velocidade) e P (ponto onde se quer medir o campo magnético). Pela regra da mão direita, temos a possibilidade de estabelecer o campo magnético (B) que a carga positiva q cria em um ponto P que está a uma distância r dela. Observando a figura, percebemos que o campo magnético é perpendicular ao plano e para encontrar o módulo do campo magnético (B) temos a seguinte equação:

Sendo km a constante magnética cujo valor no sistema internacional de unidades (SI) é dado por km = 10-7.

Na figura acima temos um fio percorrido por uma corrente elétrica i. Para determinarmos o valor do campo magnético produzido pela corrente em um ponto P, basta dividirmos o fio em pedaços pequenos (ΔL). Dessa forma, temos que o campo magnético produzido por cada um dos pequenos pedaços do fio é dado pela equação:

Por Domiciano Corrêa Marques da Silva
Graduado em Física
Jean Baptiste Biot e Félix Savart são os dois precursores do cálculo do campo magnético em um fio.
Jean Baptiste Biot e Félix Savart são os dois precursores do cálculo do campo magnético em um fio.
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva

Assuntos Relacionados