Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Termologia
  4. Estado termodinâmico

Estado termodinâmico

Quando estudamos os gases ideais, vimos que as variáveis pressão, volume, temperatura e número de mols, ou massa, caracterizam completamente as propriedades termodinâmicas de uma dada porção de gás. A Lei dos Gases Ideais mostra a relação entre essas variáveis.

O conjunto de valores das propriedades termodinâmicas de um sistema se denomina estado termodinâmico, ou, simplesmente, estado do sistema. O estado termodinâmico de um tanque de gás, por exemplo, será determinado indicando-se sua temperatura (20 ºC), o seu volume (2.000 L), o número de moléculas ou número de mols (100 mols).

Podemos apresentar o estado termodinâmico de um sistema por meio de um diagrama que relacione duas ou mais propriedades que possam variar. Um exemplo básico desse tipo de diagrama é o diagrama PV, mostrado na figura acima, que relaciona a pressão e o volume desse sistema. Assim, cada ponto desse gráfico caracteriza um determinado estado termodinâmico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ponto A na figura acima representa o estado termodinâmico com pressão 1,5 atm e volume 2 L. O diagrama é uma representação visual do valor das propriedades termodinâmicas e é usual escolher as propriedades que mais nos interessam em cada situação prática.

Representação de um estado termodinâmico
Representação de um estado termodinâmico
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva

Assuntos Relacionados