Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Termologia
  4. Estado termodinâmico

Estado termodinâmico

Representação de um estado termodinâmico
Representação de um estado termodinâmico

Quando estudamos os gases ideais, vimos que as variáveis pressão, volume, temperatura e número de mols, ou massa, caracterizam completamente as propriedades termodinâmicas de uma dada porção de gás. A Lei dos Gases Ideais mostra a relação entre essas variáveis.

O conjunto de valores das propriedades termodinâmicas de um sistema se denomina estado termodinâmico, ou, simplesmente, estado do sistema. O estado termodinâmico de um tanque de gás, por exemplo, será determinado indicando-se sua temperatura (20 ºC), o seu volume (2.000 L), o número de moléculas ou número de mols (100 mols).

Podemos apresentar o estado termodinâmico de um sistema por meio de um diagrama que relacione duas ou mais propriedades que possam variar. Um exemplo básico desse tipo de diagrama é o diagrama PV, mostrado na figura acima, que relaciona a pressão e o volume desse sistema. Assim, cada ponto desse gráfico caracteriza um determinado estado termodinâmico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ponto A na figura acima representa o estado termodinâmico com pressão 1,5 atm e volume 2 L. O diagrama é uma representação visual do valor das propriedades termodinâmicas e é usual escolher as propriedades que mais nos interessam em cada situação prática.

Assuntos Relacionados