Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. Fenômenos Opticos

Fenômenos Opticos

Reflexão regular, reflexão difusa, refração e absorção são fenômenos ópticos estudados pela Física.

Considere um feixe de raios luminosos incidindo em uma superfície de separação entre dois meios (1 e 2), plana e homogênea. Desprezando-se a natureza do meio 2, ocorrem, simultaneamente, os fenômenos da reflexão regular, reflexão difusa, refração e absorção da luz.

Em física, estudamos esses fenômenos separadamente para facilitar o entendimento desses conteúdos, que são bastante complexos.

Reflexão Regular

Quando um feixe de raios paralelos incide sobre uma superfície polida, propagando-se no meio 1, este retorna para o meio (1) sem perder o paralelismo.


Reflexão regular da luz

Reflexão Difusa
O feixe de raios paralelos provenientes do meio (1) atinge a superfície de separação com o meio (2) perdendo seu paralelismo e sendo espalhado em todas as direções.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



Reflexão difusa da luz


Refração

A luz, proveniente do meio (1), atravessa a superfície de separação entre os dois meios e passa a se propagar no meio (2), sendo a luz, em geral, desviada, assumindo uma direção bem diferente da direção de propagação no meio (1).
 


Refração da Luz

 

Absorção

A luz proveniente do meio (1) atinge o meio (2), porém, não retorna ao meio de propagação inicial e nem passa a se propagar no meio (2). Essa luz, por se tratar de energia, é absorvida pele superfície.
 


Absorção da luz

 

Reflexão na superfície de um lago
Reflexão na superfície de um lago
Publicado por: Kleber G Cavalcante
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados