Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Magnetismo
  4. Força magnética entre fios paralelos

Força magnética entre fios paralelos

“Os fios paralelos que conduzem corrente elétrica podem sofrer atração ou repulsão magnética. Isso dependerá dos sentidos da força e da corrente. ”

Ampère fez estudos relacionados à força magnética produzida entre dois fios que conduzem energia elétrica. Em seus estudos, ele conseguiu determinar a intensidade do campo magnético produzido por essa corrente elétrica. Como podemos verificar na figura abaixo, a força magnética entre dois fios paralelos e separados por uma distância d pode ser determinada da seguinte maneira

 

Inicialmente, devemos fazer os cálculos da intensidade do campo magnético B1 na posição do fio 2. Dessa forma, o campo produzido pela corrente i1 vale:

Em seguida, podemos efetuar os cálculos do módulo da força magnética que atua sobre o fio 2 por meio da seguinte equação: F1 = B1.i2.L. Nessa equação, L é o comprimento do fio. Dessa forma, podemos ver que a força magnética que atua no fio 2 é dada pela seguinte relação:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No vácuo, temos que µ = 4π.10-7 T.m/A.

De tal modo, podemos dizer que o mesmo efeito ocorre para o campo magnético gerado pelo fio 2. Assim, o campo magnético criado pela corrente i2, na posição do fio 1, também produz uma força sobre a corrente i1. Essa força tem a mesma intensidade que a força F2, mas tem sentido contrário. Essas duas forças formam um par de ação e reação.
Utilizando a regra da mão direita, podemos ver que, se as correntes estiverem no mesmo sentido, a força magnética entre os fios será de atração. Caso as correntes possuam sentidos contrários, a força será de repulsão entre os fios.

Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Fios que conduzem corrente elétrica podem ser atraídos ou repelidos. Isso depende do sentido da corrente elétrica
Fios que conduzem corrente elétrica podem ser atraídos ou repelidos. Isso depende do sentido da corrente elétrica

Assuntos Relacionados