Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. Fosforescência ou fluorescência?

Fosforescência ou fluorescência?

Fosforescência e fluorescência são processos de emissão de luz em baixas temperaturas. Nos dois processos, ocorre absorção de energia e sua reemissão em forma de luz visível.

Fosforescência e fluorescência são casos especiais de luminescência. Luminescência, por sua vez, é o processo de emissão da luz em baixas temperaturas, diferentemente do processo de termoluminescência. Na luminescência, os átomos absorvem parte da energia proveniente de alguma fonte externa, reemitindo-a na forma de luz visível. Confira neste texto quais são as características da fosforescência e da fluorescência.


Fosforescência

A fosforescência ocorre quando uma substância é capaz de absorver a luz produzida por alguma fonte externa, reemitindo-a em forma de luz visível, mesmo após a interrupção da iluminação. As substâncias desse tipo continuam a emitir um brilho fraco por intervalos de tempo que variam de segundos a horas.

Confira: Cinco curiosidades sobre as cores

Um exemplo comum de corpo fosforescente são aqueles interruptores residenciais que podem ser facilmente encontrados no escuro. Observe a figura abaixo, nela é apresentada uma bússola fosforescente:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Fluorescência

Diferentemente do que ocorre na fosforescência, as substâncias fluorescentes emitem luz somente enquanto estão recebendo energia de alguma fonte externa, assim como as lâmpadas ultravioletas. Dessa forma, quando a fonte de energia cessa, o processo de fluorescência é interrompido imediatamente.

Um bom exemplo de objetos fluorescentes são as lâmpadas brancas. Essas lâmpadas contêm um gás ionizado em seu interior que, ao ser acelerado, produz luz ultravioleta. Na parte interna dessas lâmpadas, há um pó que contém fósforo. Esse pó absorve a radiação ultravioleta e reemite-a, imediatamente, na forma de todos os comprimentos de onda de luz visível, produzindo um intenso brilho branco, que apresenta todos os comprimentos de onda da luz visível (também chamados luz policromática).

Veja também: Como funciona a luz negra?


pornliz suckporn porndick
Substâncias fluorescentes, como essas mostradas na foto acima, absorvem luz ultravioleta e emitem luz visível.
Substâncias fluorescentes, como essas mostradas na foto acima, absorvem luz ultravioleta e emitem luz visível.
Publicado por: Rafael Helerbrock

Assuntos Relacionados