Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Magnetismo
  4. Funcionamento da Campainha Elétrica

Funcionamento da Campainha Elétrica

A campainha elétrica é um dispositivo utilizado em diversas residências que, quando acionado, emite um som para chamar alguém. Provavelmente você já a utilizou ou até mesmo a possui em casa, mas você já parou para pensar como se dá seu funcionamento?

A campainha elétrica é uma dentre as muitas aplicações dos eletroímãs, que são dispositivos formados por um núcleo de ferro inserido em um solenoide (bobina). Quando uma corrente elétrica é estabelecida na bobina do eletroímã, cria-se um campo magnético capaz de atrair outros materiais magnéticos.

Para entender como funciona a campainha elétrica observe a figura abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando alguém pressiona o botão da campainha, o circuito é fechado e uma corrente elétrica é estabelecida em seu interior. Com isso, o eletroímã é carregado e gera um campo magnético, atraindo assim o badalo (isso ocorre porque o eletroímã passa a se comportar como um imã).  No momento em que o badalo é atraído pelo eletroímã, ele se choca com o gongo e provoca o barulho da campainha. Depois que isso ocorre, a corrente elétrica no sistema é cessada e o badalo volta para a sua posição de origem. Sempre que a campainha é acionada, apertando-se seu botão, esse processo se repete.

Publicado por: Nathan Augusto Ferreira
A campainha elétrica é muito utilizada em residências e, quando acionada, emite um barulho que serve para comunicar que alguém está chamando
A campainha elétrica é muito utilizada em residências e, quando acionada, emite um barulho que serve para comunicar que alguém está chamando

Assuntos Relacionados