Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Termologia
  4. Garrafa térmica e estufa

Garrafa térmica e estufa

Garrafa térmica

A garrafa térmica é um objeto que tem por finalidade conservar a temperatura de certos líquidos em seu interior. Ela pode ser encontrada em diversas casas, pois quem gosta de um bom café precisa de uma boa garrafa. Mas ela também pode ser usada para conservar chá, água quente para chimarrão, etc. Existem diversos modelos e tamanhos de garrafa térmica.

Na figura acima, temos a ilustração de uma garrafa térmica comum (aquelas utilizadas para conservar chá, café, etc.). Ao abrirmos a parte protetora da garrafa térmica veremos que a parte interna é uma garrafa de vidro. Essa garrafa de vidro é um bom isolante térmico, pois há quase um vácuo entre as suas paredes. O fato de haver vácuo entre as paredes dificulta a transmissão de calor por condução.

Podemos observar também que as paredes (interna e externa) da garrafa de vidro são espelhadas com o objetivo de impedir a transmissão de calor por irradiação térmica. Já a tampa da garrafa térmica deve deixar a boca bem fechada, com a finalidade de evitar a transmissão de calor por convecção.

Estufas

Quando nos colocamos próximos a uma janela de vidro que recebe a luz do Sol, logo sentimos nossa pele esquentar. Dessa forma, vemos que o vidro deixa passar as ondas de infravermelho vindas do Sol. As estufas de plantas são constituídas de forma a se tirar proveito disso. Suas paredes de vidro permitem que a luz e as ondas de infravermelho entrem na estufa, onde são absorvidas pelo fundo escuro, aquecendo-o. Esse fundo passa a emitir ondas de infravermelho de frequências mais baixas, que não conseguem atravessar a parede de vidro. Desse modo, o interior da estufa fica mais quente que o seu exterior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um fenômeno semelhante acontece com a Terra. O dióxido de carbono (CO2) e o vapor de água presentes na atmosfera da Terra deixam passar as ondas de infravermelho de alta frequência que vêm do Sol e são absorvidas pela Terra. Esta se aquece e passa a emitir ondas de infravermelho de frequências mais baixas, que, por sua vez, têm dificuldade em atravessar a camada de vapor de água e dióxido de carbono.

Isso impede que a Terra perca muito calor por irradiação, principalmente à noite. Esse efeito é denominado de efeito estufa. Nos últimos anos vem aumentando a quantidade de CO2 na atmosfera, intensificando o efeito estufa. Isso pode provocar o aumento de temperatura da Terra, afetando o clima até, numa situação extrema, provocar o derretimento das calotas polares.

Ilustração de uma garrafa térmica comum
Ilustração de uma garrafa térmica comum
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva

Assuntos Relacionados