Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Grandes nomes da Física
  4. Hans Christian Oersted

Hans Christian Oersted

Hans Christian Oersted foi um importante estudioso do século XVIII que abriu caminho para o desenvolvimento do eletromagnetismo.

O experimento de Oersted abriu caminho para o desenvolvimento do eletromagnetismo
O experimento de Oersted abriu caminho para o desenvolvimento do eletromagnetismo

Hans Christian Oersted foi um estudioso que nasceu na Dinamarca, no ano de 1777. Filho de um farmacêutico, Oersted cursou Farmácia na Universidade de Copenhague e chegou a trabalhar na Farmácia do Leão, tradicional comércio da cidade.

A partir de 1804, Oersted começou a lecionar física e química na Universidade de Copenhague, tornando-se professor efetivo em 1817. Ele também foi secretário vitalício da Academia de Ciências de Copenhague, cavaleiro da importante Ordem de Dannebrog da Dinamarca e fundador da Sociedade para o Desenvolvimento do Estudo de Ciências e da Escola Politécnica.

Na época de Oersted, os fenômenos elétricos e magnéticos ainda eram compreendidos como independentes, entretanto, a comunidade científica já procurava evidências de uma relação entre magnetismo e eletricidade. Em 1820, Oersted realizou um experimento que comprovou a relação íntima entre os dois fenômenos, abrindo, assim, caminho para o desenvolvimento do eletromagnetismo.

Experimento de Oersted

Ao colocar um fio condutor próximo a uma bússola, Oersted reparou que, na presença de corrente elétrica, a agulha imantada da bússola sofria deflexões. Essas deflexões desapareciam somente quando o fluxo de cargas elétricas era interrompido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Experimento de Oersted

A única explicação possível para o ocorrido era a de que outro campo magnético estava concorrendo com o campo magnético da Terra, interferindo na posição da bússola. Dessa forma, concluiu-se que as cargas elétricas em movimento estavam gerando o campo magnético que interferia na bússola.

O experimento de Oersted levou à fabricação do Galvanômetro, instrumento composto por uma agulha imantada que sofre deflexões caso exista corrente elétrica fluindo por um circuito qualquer.

Hans Christian Oersted faleceu em 1851 e foi enterrado no Cemitério Assistens, em Copenhague. O estudioso foi largamente homenageado por causa de suas importantes contribuições à ciência. Em Agosto de 2009, o Google comemorou seu nascimento lançando um logotipo temático dedicado ao cientista.

Assuntos Relacionados