Você está aqui
  2. Física
  3. Magnetismo
  4. Indução eletromagnética

Indução eletromagnética

A indução eletromagnética consiste no surgimento de uma corrente elétrica em virtude da variação do fluxo magnético nas proximidades de um condutor.

O professor de Física dinamarquês, Hans Christian Oesterd, descobriu com os seus estudos, em 1820, que cargas elétricas em movimento davam origem a um campo magnético. A comprovação dessa teoria levou vários cientistas a acreditar que o contrário também deveria ocorrer, ou seja: a variação de campo magnético deveria gerar uma corrente elétrica.

A comprovação dessa proposição foi feita pelo físico e químico inglês Michael Faraday. Esse fenômeno passou então a ser conhecido como indução eletromagnética e foi descrito teoricamente e matematicamente pela Lei de Faraday. Entre os experimentos utilizados para demonstrar essas teorias, Faraday realizou o descrito a seguir:

• Inicialmente se conecta uma espira condutora, desconectada de uma fonte de tensão, a um amperímetro (aparelho usado para medir corrente elétrica). Em seguida, aproxima-se dessa espira um imã em forma de barra. O amperímetro, nesse momento, indica a passagem de uma corrente elétrica pela espira. Quando o imã é afastado da espira, a corrente aparece novamente, porém, em sentido contrário. Observe na figura:

Na experiência de Faraday, as linhas de campo magnético do imã geram uma corrente induzida na espira

A partir desse experimento, é possível chegar às seguintes conclusões:

1. A corrente elétrica somente é observada no caso de haver movimento entre a espira e o imã. Se o imã ficar em repouso, não surge corrente;

2. Quanto mais rápido o movimento do imã, maior a corrente;

3. O sentido da corrente elétrica dependerá do polo magnético e da direção do imã que está interagindo com a espira. Se o polo norte do imã é aproximado da espira, a corrente tem sentido horário; mas quando o polo norte afasta-se da espira, a corrente tem sentido anti-horário. Se o polo sul do imã é aproximado da espira, a corrente tem sentido anti-horário; caso o polo sul esteja se afastando do imã, a corrente tem sentido horário.

Denominamos a corrente gerada na espira de corrente induzida. O trabalho executado por unidade de carga para produzir essa corrente é chamado de força eletromotriz induzida, e o processo utilizado para produzir a corrente e a força eletromotriz recebe o nome de indução.

O desenvolvimento da teoria da indução eletromagnética foi responsável pelo surgimento de instrumentos importantíssimos, como o motor elétrico, que serve como base para o funcionamento de vários aparelhos (liquidificadores, bombeadores de água, ventiladores, motores de geladeira, entre outros).

O motor elétrico é um dispositivo que funciona a partir do princípio da indução eletromagnética