Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Magnetismo
  4. Intensidade da onda eletromagnética

Intensidade da onda eletromagnética

A intensidade de uma onda eletromagnética que passa por uma determinada área é definida como a potência pela unidade de área. Ela mede a quantidade de energia que passa por unidade de tempo e por unidade de área em um determinado ponto do espaço. Usando métodos matemáticos avançados, podemos mostrar que a intensidade I é dada por:

No SI (Sistema Internacional de Unidades), a intensidade, passando por uma determinada área, é medida em W/m2.

A conservação da energia de uma onda determina que a sua intensidade deve diminuir com o quadrado da distância até à fonte. Suponha que a onda esteja sendo emitida com a potência P, por uma fonte pontual. A intensidade da onda a uma distância d da fonte é a potência da fonte dividida pela área de uma superfície esférica de raio d, como mostra a figura abaixo.

A intensidade da onda a uma distância da fonte é a potência da fonte dividida pela área de uma superfície esférica

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observando essa relação, podemos ver que a intensidade é proporcional a d2. Quanto mais distante da fonte estiver o observador, menor será a intensidade que ele vai perceber. Por essa razão, vemos o Sol com uma intensidade muito maior do que a das outras estrelas, que estão muito mais distantes de nós.

Não devemos confundir a intensidade luminosa que passa por uma determinada área com a intensidade de uma fonte luminosa pontual. A intensidade da onda emitida por uma fonte pontual é medida em candelas, que é uma unidade fundamental do SI.

Obs.: Não podemos nos esquecer de que uma candela (cd) é a intensidade luminosa emitida em uma direção por uma fonte monocromática que emite luz com frequência de 540 x 1012 hertz e que irradia nessa direção com uma intensidade de 1/683 watt por esferorradiano.

Quantidade de energia emitida pela luz que passa pela área sombreada (área da esfera)
Quantidade de energia emitida pela luz que passa pela área sombreada (área da esfera)
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva

Assuntos Relacionados