Você está aqui
  2. Física
  3. Grandes nomes da Física
  4. Isaac Newton: o pai da Ciência Moderna

Isaac Newton: o pai da Ciência Moderna

Isaac Newton foi um dos mais influentes cientistas de todos os tempos e realizou contribuições em diversas áreas, como Mecânica, Óptica e Matemática.

Isaac Newton foi um dos mais influentes físicos e matemáticos de todos os tempos. Nasceu em 1643, na Inglaterra, e é considerado uma das mais brilhantes mentes da Revolução Científica durante o século XVII.

Foi o filho único de uma família de fazendeiros. Nascido prematuro, Newton herdou o nome de seu pai, falecido poucos meses depois de seu nascimento. Foi criado por sua avó até os 12 anos de idade, quando voltou a morar com sua mãe.

Formação

Graças a um tio, Newton foi estudar na Universidade de Cambridge em 1661. Lá demonstrou interesse por filósofos como Descartes, bem como pelos estudos de Mecânica de Galileu Galilei e Kepler. Graduou-se em 1665, mas uma praga forçou o fechamento das portas de Cambridge por dois anos. Nesse tempo, Newton ficou em casa e desenvolveu estudos muito importantes em áreas como Óptica, Matemática e Dinâmica dos movimentos.

Carreira

Newton foi o responsável por explicar a decomposição da luz branca, propôs um modelo corpuscular da luz, conseguiu explicar a gravidade e a gravitação dos corpos, criou o telescópio refletor e o cálculo diferencial e integral: uma ferramenta largamente utilizada para o estudo de inúmeros conceitos da Matemática, Física, Química, entre outras áreas do conhecimento.

Em 1671, assumiu o cargo de professor catedrático em Cambridge. Um ano depois foi eleito membro da Royal Society – uma instituição que se destina à divulgação do conhecimento científico. Newton tornou-se presidente da casa em 1703.

Em 1684, após receber uma visita do astrônomo Edmond Halley, Newton retomou seus estudos sobre os movimentos dos astros. Seu estudo culminou em sua renomada obra: “Princípia” (em português: “Princípios matemáticos da Filosofia Natural”), na qual propõe os princípios da inércia, da dinâmica e da ação e reação.

Em virtude da grande repercussão de seu trabalho, Newton foi eleito para o Parlamento britânico e para a Superintendência da casa da moeda. Em 1705, recebeu o título de Sir pela rainha Ana, tornando-se o primeiro cientista a receber tal honraria.

Morte

Faleceu em 1727, com 84 anos, sem filhos e com poucos amigos, por causa de sua personalidade. Em seus anos finais, Newton era considerado um dos homens mais famosos da Europa e um dos mais importantes cientistas de todos os tempos.

Isaac Newton foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. É considerado por alguns como o pai da Ciência Moderna