Johannes Kepler

Johannes Kepler foi um importantíssimo astrônomo alemão. Seus trabalhos trouxeram entendimento a respeito da estruturação do Sistema Solar.

Johannes Kepler nasceu em dezembro de 1571, em Weil der Stadt, Worttemburg, Alemanha. A vida desse célebre estudioso nunca foi fácil. Era de família pobre e possuía uma saúde muito frágil. Era filho de um mercenário que abandonou a família quando ele ainda tinha cinco anos e de uma mulher, Katharina Guldenmann, que era envolvida com misticismo. Em 1612, Katharina foi julgada, mas absolvida, por acusações de bruxaria.

Kepler formou-se na Universidade de Tubingen e, em 1596, tornou-se professor de matemática e astronomia na escola de Graz, época em que escreveu seu primeiro livro Mysterium Cosmographichum – Mistério Cosmográfico, livro no qual as ideias de um universo heliocêntrico propostas por Nicolau Copérnico foram defendidas.

Por conta de pressões políticas e religiosas sofridas em Graz, Kepler mudou-se para a cidade de Praga por volta de 1600, onde se tornou auxiliar do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe. Após alguns meses de turbulenta convivência entre os dois brilhantes astrônomos, Brahe morreu e deixou para Kepler anos de anotações e dados astronômicos. Dois dias após a morte de Brahe, Johannes Kepler foi nomeado astrônomo real.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Memorial Johannes Kepler – Stuttgart, Alemanha
Memorial Johannes Kepler – Stuttgart, Alemanha

Em 1609, Kepler publicou o livro Astronomia Nova, em que explicou a forma como os planetas giram ao redor do Sol. Hoje essas propostas são chamadas de e leis de Kepler. Em 1612, novamente por pressões políticas e religiosas, Kepler mudou-se para Linz e, em 1619, publicou o livro Harmonia do Mundo, em que explicou a relação entre o tempo de revolução dos planetas ao redor do Sol e o raio de suas órbitas, relação conhecida hoje como 3ª lei de Kepler. No ano de 1630, Johannes Kepler morreu na Baviera, Alemanha.

*Créditos da imagem: Boris15 / Shutterstock.com

As três leis de Kepler explicam a forma como ocorre o “balé” dos planetas ao redor do Sol *
As três leis de Kepler explicam a forma como ocorre o “balé” dos planetas ao redor do Sol *
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior

Assuntos Relacionados