Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. Lei de Brewster

Lei de Brewster

A lei de Brewster demonstra a formação do chamado ângulo de Brewster que, somado ao ângulo de refração, deve resultar em um ângulo reto.

Ocorre reflexão da luz quando raios de luz que incidem sobre determinada superfície, formando um certo ângulo θ com a reta normal, são reenviados para o meio de origem. Na reflexão, a velocidade, a frequência e o comprimento de onda, característicos da luz incidente, não são alterados.

A refração da luz, por sua vez, acontece quando o meio de propagação é alterado, fazendo com que os raios de luz sofram uma mudança de velocidade. Na refração, a frequência da onda luminosa é mantida, mas a velocidade é alterada em decorrência da alteração do comprimento de onda

A lei de Brewster

Quando a soma do ângulo de incidência (ou reflexão) com o ângulo de refração, para um determinado raio de luz, resulta em um ângulo reto (90°), o ângulo de incidência é denominado de ângulo de Brewster ( θB). Na imagem abaixo, θ1 é o ângulo de incidência e θ2 é o ângulo de refração de um raio de luz, que atinge a superfície de separação entre os meios com índices de refração n1 e n2.

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caso a soma θ1 + θ2 resulte em 90°, dizemos que o ângulo de incidência θ1 é ângulo de Brewster.

A equação a seguir mostra a definição do ângulo de Brewster em função dos índices de refração dos meios envolvidos.

Caso os raios incidentes propaguem-se no ar ou no vácuo, pode-se dizer que n1 = 1, portanto, a forma geral da equação acima, conhecida como lei de Brewster, será:

Nessa equação, n representa o meio com índice de refração n2, meio de propagação para o qual a luz se desloca.

Incidindo exatamente sobre o ângulo de Brewster, a luz pode sofrer polarização por reflexão, na qual os raios de luz refletidos possuirão apenas uma das componentes do campo elétrico. Ao observar a luz do Sol refletida em superfícies como vidro e água, geralmente, pode-se observar um ponto de brilho mais intenso. Nessa região, a luz está sendo polarizada por reflexão, de modo totalmente perpendicular ao plano de incidência.

No ponto mais brilhante, a luz está sofrendo polarização por reflexão após ter incidido sobre o ângulo de Brewster
No ponto mais brilhante, a luz está sofrendo polarização por reflexão após ter incidido sobre o ângulo de Brewster
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior

Assuntos Relacionados