Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Termologia
  4. Lei zero da termodinâmica

Lei zero da termodinâmica

Medindo a temperatura de duas substâncias
Medindo a temperatura de duas substâncias

Nos estudos iniciais sobre a Termodinâmica, vimos que dois corpos estão em equilíbrio térmico quando possuem a mesma temperatura. Mas a noção de equilíbrio térmico precisa de alguns comentários adicionais.

De acordo com a figura acima, temos um recipiente contendo água até à metade, com temperatura de 20ºC. Dentro do recipiente (em azul) colocamos um pouco de suco de uva, à temperatura de 30ºC. Utilizando dois termômetros, podemos medir a temperatura de ambas as partes, água e suco, separadamente.

Dessa forma, podemos verificar que a temperatura do suco está mais elevada do que a temperatura da água, pois o processo de transferência de calor não se dá imediatamente. Portanto, depois de alguns minutos, verificaremos que ambas as partes da mistura estão com a mesma temperatura.

De acordo com a figura, notamos que um corpo está em equilíbrio térmico quando todas as suas partes estão à mesma temperatura.

A Lei Zero da Termodinâmica

Após a constatação de que o calor é uma forma de energia que poderia ser transformada em outra, a Termologia passou a ser chamada de Termodinâmica. Foi no ano de 1930 que se percebeu que, para se obter uma estrutura lógica na apresentação da Termodinâmica, era necessário colocar uma outra lei antes das que já haviam sido enunciadas (1º lei e 2º lei). Assim, essa outra lei recebeu o nome de Lei Zero da Termodinâmica.

Consideremos dois objetos A e B. Se um terceiro objeto T está em equilíbrio térmico com A e também em equilíbrio térmico com B, então A e B estão em equilíbrio entre si.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Equilíbrio térmico entre os corpos A e B.
Equilíbrio térmico entre os corpos A e B.

É essa lei que garante a possibilidade de usarmos um termômetro T para averiguar se dois corpos A e B estão em equilíbrio. Para isso, basta conferir se os dois corpos têm a mesma temperatura.

Por Domiciano Corrêa Marques da Silva
Graduado em Física
 

Assuntos Relacionados