Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. Lupa ou microscópio simples

Lupa ou microscópio simples

Você já deve ter se deparado com diversos tipos de instrumentos ópticos, com os quais é possível captar, ampliar ou até mesmo reduzir imagens de objetos. Os instrumentos ópticos mais conhecidos são as máquinas fotográficas, os projetores de imagens, a lupa e os microscópios.

O instrumento óptico conhecido como lupa é constituído por uma lente convergente que fornece, de um objeto real, uma imagem virtual, direita e maior que o objeto. Para que haja essa formação de imagem é necessário que o objeto esteja situado entre o foco e o centro óptico da lente.

Caso a lente e o objeto estejam fixados a suportes de sustentação, a fim de facilitar seu manuseio, o instrumento óptico lupa passa a ser denominado microscópio simples. Podemos atribuir ao físico holandês Leeuwenhoek a construção do primeiro microscópio simples.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A figura abaixo nos mostra como é formada a imagem de um objeto colocado diante de uma lupa, ou melhor, colocado diante de um microscópio simples. Como mencionado anteriormente, é necessário que o objeto esteja localizado entre o foco principal e a lente. Sendo assim, temos:

Construção geométrica da imagem numa lupa

O aumento linear transversal varia de acordo com a distância p do objeto à lupa e com a distância focal f da lente utilizada. Esse aumento pode ser obtido com a equação do aumento e a dos pontos conjugados:

Com uma lupa, a imagem que se forma do objeto é ampliada e direita
Com uma lupa, a imagem que se forma do objeto é ampliada e direita
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva