Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Massa e tempo

Massa e tempo

Instrumentos utilizados para medir massa (balança) e tempo (relógio).
Instrumentos utilizados para medir massa (balança) e tempo (relógio).

Foi no ano de 1960 que um comitê internacional estabeleceu regras para definir os padrões das grandezas fundamentais. O sistema desde então estabelecido é uma generalização do sistema métrico e é denominado Sistema Internacional de unidades, cuja abreviatura é (SI). Nesse sistema, as unidades de massa e tempo são, respectivamente, o quilograma e o segundo.

Massa

É comum em nosso cotidiano usarmos algumas unidades de medida, como, por exemplo, a unidade de massa. Quando compramos frutas, legumes, verduras, carnes, etc., toda essa compra é medida por uma balança que fornece a massa de cada item, seja em quilograma ou grama.

A unidade de massa quilograma, cuja abreviatura é kg, foi definida como a massa de um cilindro de platina iridiada, depositado no Bureau Internacional de Pesos e Medidas, em Sèvres, nos arredores de Paris. Esse padrão de massa foi feito em 1887 e nunca sofreu alteração.

Para todos os fins práticos, é igual à massa de 10-3m3 de água destilada à temperatura de 4 ºC. A massa de 1 m3 de água é, por conseguinte, 103 kg, a essa temperatura.

Por motivos históricos, o nome da unidade SI de massa contém o prefixo quilo e, por isso, os múltiplos e submúltiplos dessa unidade são formados com base no grama. A tonelada métrica, abreviada t, corresponde a 103 kg.

As unidades de massa mais utilizadas em nosso cotidiano são:

► 1 ton = 103 kg = Tonelada
► 1 kg = Quilograma
► 1 g = 10-3 kg = Grama
► 1 mg = 10-6 kg = Miligrama

Tempo

Antes do ano de 1960, marcava-se o tempo, de forma padronizada, utilizando como unidade o segundo, cuja abreviatura era s. O segundo era definido como

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

do dia solar médio (algo que não pôde ser definido com exatidão). No ano de 1967, a unidade de tempo segundo foi redefinida em função de uma frequência característica de uma espécie particular de transição do átomo de césio, que passou a ser o “relógio de frequência” e, hoje, o segundo é a duração de 9.192.631.770 períodos de oscilação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio-133 em repouso.

Usamos minutos e hora como submúltiplos práticos (fora do SI):

► 1 min = 60 s
► 1 h = 60 min
► 60 min = 3.600 s

Assuntos Relacionados