Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Magnetismo
  4. Materiais Ferromagnéticos

Materiais Ferromagnéticos

Os materiais ou substâncias ferromagnéticos compreendem um pequeno grupo de substâncias encontradas na natureza, que ao serem colocadas na presença de um campo magnético se imantam fortemente, e o campo magnético delas é muitas vezes maior que o campo que foi aplicado. É verificado que a presença de um material ferromagnético torna o campo magnético resultante centenas de vezes mais intenso.

O ferro, o níquel, o cobalto e as ligas que são formadas por esses elementos químicos formam o grupo dos materiais ferromagnéticos. A propriedade de serem facilmente imantados é aproveitada na obtenção de campos magnéticos de valores elevados como, por exemplo, no interior das bobinas é muito comum colocar um ferro com o intuito de aumentar a intensidade do campo magnético.

Com a imantação desse pedaço de ferro, o campo magnético resultante fica mais intenso que o campo criado pela corrente elétrica que passa pela bobina. Dessa forma, o conjunto bobina + ferro passa a se constituir um eletroímã muito forte. Os eletroímãs são largamente aplicados como, por exemplo, nos guindastes que transportam cargas muito pesadas e nos aparelhos de telefone.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados