Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Medida de uma força

Medida de uma força

Dinamômetro
Dinamômetro

Dizemos que a ideia de força faz relação direta com a experiência diária de qualquer pessoa. Sempre que puxamos ou empurramos um objeto dizemos que estamos fazendo uma força sobre ele. Em vários desses puxões ou empurrões costumamos, às vezes, exercer bastante força, embora não saibamos qual a intensidade da força que realmente aplicamos.

Usualmente não costumamos medir tal intensidade, mas quando vamos medir uma grandeza, temos que necessariamente escolher uma unidade para realizar a medida e até mesmo para caracterizá-la. Como mencionamos anteriormente, no caso da força, tem-se uma unidade bastante usada na prática cotidiana, que é 1 quilograma-força, que se representa pelo símbolo 1 kgf.

Na verdade essa unidade nada mais é do que o peso de um objeto, que denominamos de quilograma-padrão. Um fato interessante é que o quilograma-padrão encontra-se guardado em Paris (França), na Repartição Internacional de Pesos e Medidas. Com base nessas informações podemos definir que 1 quilograma-força (1kgf) é a força com que a Terra atrai o quilograma-padrão (isto é, o seu peso) ao nível do mar e a 45º de latitude.

Uma observação que sempre devemos fazer é a respeito da especificação do local, ela é necessária porque o peso de um corpo varia de um local para outro, mesmo que quase não seja notável.

Embora seja bastante usada no dia a dia, o kgf não é a unidade de força no Sistema Internacional de Unidades. Como vimos em estudos anteriores, a unidade de força no SI é denominada 1newton = 1 N, em homenagem a Isaac Newton. A relação entre essas duas unidades é:

1kgf = 9,8 N

Ou, como pode ser encontrado em alguns livros didáticos, aproximadamente:

1kgf = 10 N

Portanto, a força de 1 N = 0,1 kgf é praticamente igual à força que a Terra exerce sobre um pacote de 100 g. O aparelho para medir força é denominado dinamômetro. Você já deve conhecer este aparelho, pois é bastante usado em mercados populares para medir pesos de mantimentos e outros objetos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Domiciano Corrêa Marques da Silva
Graduado em Física

Assuntos Relacionados