Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. Meios de propagação da luz

Meios de propagação da luz

Sabemos que quando uma fonte de luz, extensa ou pontual, emite um feixe de luz (ou luminoso), a luz passa a se propagar a uma velocidade de 300.000 km/s, no vácuo. Não somente no vácuo, mas a luz também tem a capacidade de se propagar em outros meios. Diferentes meios materiais, como, por exemplo, ar, vidro, água, tijolo, comportam-se de forma distinta ao serem atravessados pelos raios de luz, ou até mesmo impedem a propagação dos raios de luz através de seu interior. Por esse motivo, esses meios são classificados em:

- Meio transparente

Um meio é dito transparente quando ele permite a propagação regular da luz. Ou seja, um objeto colocado atrás dele pode ser percebido com detalhes, com nitidez. Por exemplo, papel celofane, vidro, ar, etc.

O observador O consegue, com nitidez, enxergar a vela

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Meio translúcido

Um meio é dito translúcido quando a propagação da luz ocorre de forma irregular, ou seja, eles são meios intermediários. Por exemplo, papel vegetal, vidro fosco, etc. Nesse tipo de meio óptico o observador não consegue enxergar com nitidez o objeto através do meio.

O observador O não consegue enxergar a vela com nitidez

- Meio opaco

É o meio óptico que não permite a propagação da luz. Por exemplo, madeira, placa metálica, tijolo, etc. Nesse tipo de meio o observador não consegue enxergar o objeto através do meio.

O observador O não consegue ver a vela através do meio

A figura nos mostra os três meios de propagação da luz: transparente, translúcido e opaco
A figura nos mostra os três meios de propagação da luz: transparente, translúcido e opaco
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva

Assuntos Relacionados