Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Movimento acelerado e retardado

Movimento acelerado e retardado

Um movimento será acelerado quando os vetores velocidade e aceleração possuírem o mesmo sentido. No caso de sentidos opostos, é considerado como um movimento retardado.

A todo momento, no trânsito, um motorista executa movimento acelerado e retardado
A todo momento, no trânsito, um motorista executa movimento acelerado e retardado

O movimento retilíneo uniformemente variado é caracterizado como um tipo de movimento no qual existe aceleração, ou seja, a velocidade do móvel sofre variações com o passar do tempo.

De acordo com a segunda lei de Newton, uma força provoca aceleração em um corpo, alterando sua velocidade para mais ou para menos. Os sentidos dos vetores força e aceleração serão, portanto, sempre iguais.

Movimento acelerado

Quando velocidade e aceleração estão no mesmo sentido, o módulo da velocidade aumenta com o passar do tempo. Por causa disso, esse movimento é chamado de acelerado, e essas duas grandezas apresentam os mesmos sinais, conforme o representado na seguinte figura:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando um objeto é abandonado em queda livre, a favor da aceleração da gravidade, o movimento também é classificado como acelerado, pois ocorre aumento no valor da velocidade.

Movimento retardado

Quando velocidade e aceleração apresentam sentidos opostos, o módulo da velocidade diminui com o passar do tempo. Nesse caso, esse movimento é chamado de retardado, e essas duas grandezas apresentam sinais opostos. Observe:

Quando um motorista aciona os freios de um carro, por exemplo, o movimento executado é do tipo retardado, pois ocorre diminuição de velocidade.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados