Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Termologia
  4. O calor também é energia

O calor também é energia

Máquina a vapor é o nome dado a um motor que tem como princípio de funcionamento a transformação de energia térmica em energia mecânica, utilizando a expansão do vapor de água. Esse fato pode ser verificado nas antigas “Maria Fumaça”, nome dado às locomotivas movidas a vapor.

Mas será que o calor também é uma forma de energia? Ele é capaz de movimentar as coisas? A resposta é sim.

Como princípio básico, podemos citar o calor que vem do Sol. Esse calor aquece as águas dos mares, rios e lagoas, transformando-as em vapor de água. Por consequência, esse vapor sobe, transformando-se em nuvens de chuva.

Outro exemplo que podemos constatar são os automóveis movidos à gasolina. O fato de o motor do carro se aquecer está ligado à transformação de energia química em calor.

A força do vapor é a base para o funcionamento das máquinas a vapor. Com a queima do carvão, o calor produzido era utilizado para ferver a água contida em uma caldeira. O vapor produzido entrava em um cilindro, parecido com o do automóvel, produzindo movimento que, por sua vez, era transmitido a uma roda que tinha a função de mover coisas.

Inicialmente, esse tipo de máquina foi utilizado para mover bombas que retiravam água acumulada do fundo de minas de escavação. James Watt fez aperfeiçoamentos nesses maquinários que passaram a ser usados em grandes indústrias, e posteriormente em locomotivas e navios.

As máquinas a vapor começaram a ser constituídas em 1698 e tiveram grande importância na Revolução Industrial, ocorrida entre 1760 e 1860. Na figura abaixo, temos a ilustração da primeira máquina a vapor construída por James Watt no ano de 1769.





Por Domiciano Corrêa Marques da Silva
Graduado em Física
Máquina a vapor.
Máquina a vapor.
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva

Assuntos Relacionados