Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. O que é diferença de potencial?

O que é diferença de potencial?

O que é diferença de potencial? Ela pode ser denominada de tensão e corresponde ao trabalho feito para deslocar cargas elétricas entre dois pontos.

O que é diferença de potencial?
A diferença de potencial (ddp) motiva o movimento ordenado das cargas elétricas

Imagine que uma bola de tênis esteja sobre uma mesa. No estudo da Mecânica, diríamos que a bola possui energia potencial gravitacional armazenada em virtude de sua posição em relação ao solo. Caso a bola caia, essa energia será dissipada.

Podemos dizer que o motivo do movimento descendente da bola é a diferença de energia potencial entre o ponto ocupado por ela sobre a mesa e um ponto no solo. De forma análoga, podemos dizer que haverá movimento de cargas elétricas em um circuito se e somente se entre dois pontos desse circuito existir uma diferença de potencial elétrico, denominada de ddp, que motive o movimento dos portadores de carga.

DDP e a Primeira lei de Ohm

A diferença de potencial elétrico multiplicada pelo módulo da carga, corresponde ao  trabalho que deve ser feito sobre cada portador de carga para que ele seja movimentado por um circuito elétrico. A primeira lei de Ohm mostra que a ddp (U) pode ser determinada matematicamente como o produto da resistência (R) do material pela corrente elétrica (i).

U = R . i

Segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida para ddp é o volt (V).

220V ou 110V?

As tensões elétricas nas cidades brasileiras são de 220 V ou 110 V. Essa diferença gera algumas polêmicas relacionadas com o consumo de energia. Alguns dizem que a tensão de 110 V, por ser menor, consome menos energia; outros dizem que a tensão de 220 V, por ser maior, exige menos dos equipamentos e, por isso, gera mais economia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O consumo de energia elétrica não está relacionado apenas com a ddp ou apenas com a corrente elétrica, mas, sim, com o produto dessas duas grandezas. A potência elétrica (P) é definida como a quantidade de energia consumida em função do tempo e é determinada matematicamente como o produto da ddp (U) pela corrente elétrica (i).

P = i . U

Para aparelhos elétricos de maior consumo, o ideal é que a rede elétrica seja de 220 V. Isso é necessário não para que o consumo seja diminuído, mas para que a rede elétrica ofereça maior segurança e que haja menor perda na transmissão de energia.

Imagine que em sua casa o chuveiro tenha potência elétrica de 5500 W. Se a tensão elétrica residencial for de 110 V, aplicando a equação para potencia elétrica, teríamos:

P = U . i

5500 = 110 . i

i = 50 A

Caso a ddp fosse 220 v, teríamos:

P = U . i

5500 = 220 . i

i = 25 A

Repare que, no uso da tensão de 220 V, a corrente elétrica foi menor. Isso possibilita a utilização de fios de menor espessura, o que gera menos perda de energia elétrica. Todavia, lembre-se de que o consumo será exatamente o mesmo, pois ele depende da potência dos equipamentos. Veja:

P = U . i

P1 = 220. 25 = 5500 W

P2 = 110. 50 = 5500 W.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados