Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Física Moderna
  4. O Tempo é Relativo

O Tempo é Relativo

As leis da física são as mesmas para qualquer referencial inercial, e a velocidade da luz independe da fonte emissora e de quem a recebe, sendo ela (velocidade da luz) constante em todos os sistemas inerciais de referência.

Os postulados citados acima, propostos por Albert Einstein, foram os pilares pra o desenvolvimento da Teoria da Relatividade Especial, que tem como uma de suas implicações a dilatação do tempo.



Através dessa relação matemática relativística, vemos que os processos físicos atrasam na presença de movimento.

Na expressão matemática citada anteriormente, vemos que o tempo é relativo e depende do referencial em que o mesmo é medido.
Considere que seja viável uma pessoa viajar a 0,8c (com velocidade equivalente a 80% da velocidade da luz) com relação a um referencial inercial (x). Ao término de sua viagem ela verifica em seu relógio (referencial x’) e vê que gastou 5 horas para concluí-la. Para um relógio que se encontra no referencial x, teria medido o tempo desta viagem como sendo 8 h 19 min. (em valor aproximado).
A partir desse exemplo podemos perceber que mensurar a simultaneidade de um evento depende do referencial que adotamos, e que a dilatação temporal é mais notada em eventos nos quais as velocidades são próximas as da luz, tornando tal fato imperceptível em nosso cotidiano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


O GPS (Sistema de Posicionamento Global) agrega a teoria da relatividade em seu princípio de funcionamento,
se essa teoria fosse deixada de lado, as localizações continuariam ocorrendo,
porém com grandes margens de erro.


Publicado por: Frederico Borges de Almeida

Assuntos Relacionados