Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Peso é diferente de massa

Peso é diferente de massa

O peso é diferente da massa porque esta está associada à inércia, enquanto aquele é a força de atração gravitacional que o planeta exerce sobre o objeto.

A reação do peso de um corpo localiza-se no centro de massa da Terra
A reação do peso de um corpo localiza-se no centro de massa da Terra

Quando deixamos um objeto cair, vemos que ele se move em direção à Terra porque a força peso, também chamada de força gravitacional, atrai o corpo para baixo. Como o peso é uma força de atração gravitacional, não podemos confundi-lo com massa. Embora no dia a dia algumas pessoas tratem massa e peso como sendo a mesma coisa, na Física elas são totalmente diferentes. A massa de um corpo está associada à inércia, enquanto que o peso é a força de atração gravitacional que o planeta exerce sobre o objeto.

O peso e a terceira lei de Newton

Como você já sabe, para toda ação existe uma reação. Se a Terra atrai um corpo com uma força gravitacional chamada de peso, então o corpo atrai a Terra com força de igual módulo, porém com sentido contrário.

Resumidamente, podemos escrever:

Módulo: P=m .g (onde g é a aceleração da gravidade local e m é a massa do corpo).

Direção: sobre a linha que une o centro do corpo e o centro do planeta (vertical).

Sentido: para o centro do planeta (para baixo).

O peso depende do local onde é determinado

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O peso de um corpo depende do local onde é determinado. Uma explicação pode ser encontrada na própria equação do peso, afinal ele depende da aceleração da gravidade e se ela variar, o peso variará proporcionalmente.

Considere um corpo de peso PT aqui na Terra. Se esse corpo for levado da Terra a um outro planeta, cuja aceleração da gravidade (g) é maior, a atração (peso) também será, isto é, o peso do corpo no planeta (PP) será maior que o peso do mesmo corpo na Terra (PT). Vejamos alguns exemplos:

A aceleração da gravidade no planeta Júpiter é 2,37 maior que a da Terra, logo, o peso dos corpos em Júpiter é 2,37 vezes maior que o peso dos mesmos corpos na Terra. A aceleração da gravidade na Terra é 6 vezes superior à aceleração da gravidade na Lua, assim o peso de um corpo na Terra é 6 vezes maior que o peso do mesmo corpo na Lua.

Obs.: a massa do corpo não depende do local em que o objeto se encontra. A massa de um corpo em Júpiter, na Terra e na Lua é exatamente a mesma.

Assuntos Relacionados