Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Pilhas e Baterias

Pilhas e Baterias

As pilhas e baterias são capazes de transformar energia química em energia elétrica. Por isso, elas são geradores elétricos que compõem a classe dos geradores químicos.

Representação de geradores químicos comuns: pilha alcalina recarregável e bateria de carro
Representação de geradores químicos comuns: pilha alcalina recarregável e bateria de carro

Pilhas e baterias são geradores elétricos que compõem a classe de geradores químicos, porque são capazes de transformar energia química em energia elétrica.

Além disso, também são dispositivos capazes de manter uma diferença de potencial entre os pontos em que estão ligados (polos positivo e negativo).

A função básica desses dispositivos é aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam, e são chamadas fontes de força eletromotrizes.

Os gerados químicos (pilhas e baterias) tornaram possível a produção de cargas elétricas contínuas e uniformes, o que levou os físicos a formularem um novo conceito e uma nova grandeza física que pudesse definir tal propriedade, a força eletromotriz.

A unidade básica geradora desses geradores químicos se chama célula.

Para as pilhas, sua utilização em alguns casos exige uma associação em série, em virtude da tensão fornecida não ser suficientemente capaz de suprir a utilização de equipamentos em razão do seu índice de voltagem, que é de 1,5V para pilhas comuns.

Com o avanço tecnológico, tornou-se possível a utilização da recarga tanto para pilhas como para baterias, mas esse processo também tem a chamada vida útil desses geradores, que depende de seu bom uso e de sua qualidade.

Conclusão: nos geradores químicos, sua energia resultante é transformada em energia elétrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados