Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Termologia
  4. Por que o aparelho de ar condicionado fica no alto?

Por que o aparelho de ar condicionado fica no alto?

Muito utilizado em dias de calor intenso, tanto em veículos automotivos quanto em residências e lojas comerciais, o aparelho de ar condicionado refrigera o ar do ambiente, deixando-o mais agradável e melhorando o bem estar das pessoas que o freqüentam. Além disso, esse aparelho funciona também como um bom meio de defesa contra as infecções causadas pelo ar poluído das grandes cidades.

O funcionamento do aparelho de ar condicionado se baseia na retirada de ar quente do ambiente e devolução de ar frio, refrigerado, para o mesmo. Isso ocorre baseado na forma de transferência de calor, denominada de convecção. A convecção é um processo de troca de calor que acontece através das correntes de convecção. É devido a essas correntes que o ar do meio, onde está localizado o condicionador de ar, fica bem agradável. Mas por que ele sempre é colocado na parte superior do ambiente?

A mesma pergunta pode ser feita para o congelador, pois ele sempre fica localizado na parte superior da geladeira. A resposta para essa pergunta é bem simples. Como já foi dito, o ar condicionado refrigera o ar através das correntes de convecção que ocorrem quando ele é ligado. Essas correntes ocorrem em razão das diferenças de densidade do ar frio e do ar quente. O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente. O mesmo acontece na geladeira, propiciando, assim, o refrigeramento dos alimentos que se encontra em seu interior.
Aparelho de ar condicionado
Aparelho de ar condicionado
Publicado por: Marco Aurélio da Silva Santos

Assuntos Relacionados