Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Curiosidades de Física
  4. Por que o som não se propaga no espaço?

Por que o som não se propaga no espaço?

Para entender por que o som não se propaga no espaço, é preciso saber que as ondas sonoras são do tipo mecânica e precisam de um meio de propagação, o que não existe no vácuo.

Existem dois tipos de ondas: as que precisam de um meio de propagação, denominadas de ondas mecânicas, e as que não precisam de um meio para propagarem-se, chamadas de ondas eletromagnéticas. Ondas em cordas, ondas do mar e ondas sonoras são classificadas como mecânicas. Luz, raios x, micro-ondas e ondas de rádio são classificadas como eletromagnéticas.

O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio. Além da existência de moléculas no meio, o som também se relaciona com a disposição dessas moléculas. Assim, quanto maior a proximidade dessas moléculas, mais rapidamente as ondas sonoras propagam-se, por isso, a velocidade do som nos sólidos é maior que nos líquidos e gases.

A condição das ondas eletromagnéticas é completamente diferente. Elas conseguem propagar-se mesmo que não existam moléculas no ambiente. A luz do Sol, por exemplo, atravessa aproximadamente 150 milhões de quilômetros pelo vácuo até chegar à Terra.

Vácuo barulhento dos filmes

Existem muitas produções cinematográficas que contam suas histórias em pleno espaço sideral, e é comum existirem filmes nos quais explosões, tiros e colisões ocorridos no espaço produzam sons como se estivessem acontecendo na Terra. A famosa série de filmes Guerra nas Estrelas (Star Wars) é um claro exemplo disso: a todo instante, representa sons produzidos no espaço.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por outro lado, existem filmes que retratam muito bem a impossibilidade da propagação de ondas sonoras no espaço. Um bom exemplo disso é Gravidade (Gravity – 2013), em que a colisão de diversos objetos no espaço ocorre sem que haja a produção dos sons característicos. Outro destaque possível das cenas de Gravidade é a representação do que acontece com o som na passagem dos personagens entre ambientes despressurizados e pressurizados.


No filme Gravidade, uma cena de uma colisão entre destroços e a estação espacial não emite som algum*

Como os astronautas se comunicam no espaço?

Durante caminhadas espaciais, os astronautas conseguem conversar por meio de ondas de radiofrequência. Os sons são normalmente produzidos dentro dos trajes espaciais, pois ali existe oxigênio. Ao serem captadas por um microfone, as ondas sonoras são convertidas em ondas eletromagnéticas e, então, transmitidas até um receptor.

*Cena do filme Gravidade
Título original: Gravity
Direção: Alfonso Cuarón
Direção de fotografia: Emmanuel Lubezki
Ano de lançamento: 2013
Distribuição: Warner Bros.

O som não se propaga no espaço porque as ondas sonoras são do tipo mecânicas e precisam de um meio de propagação
O som não se propaga no espaço porque as ondas sonoras são do tipo mecânicas e precisam de um meio de propagação
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior

Assuntos Relacionados