Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Magnetismo
  4. Potência média da corrente elétrica

Potência média da corrente elétrica

Sabemos que corrente elétrica nada mais é do que o fluxo ordenado de cargas elétricas em um condutor de eletricidade. A corrente elétrica que chega até nossas casas é dita corrente elétrica alternada. Esse tipo de corrente elétrica é gerado por meio da indução eletromagnética.

Geralmente, em vez de se usar valores máximos da força eletromotriz e da intensidade de corrente elétrica, utilizamos os denominados valores eficazes da força eletromotriz e da corrente alternada, definida no parágrafo acima.

Em física, chamamos valor eficaz de uma corrente elétrica alternada a intensidade ief de uma corrente elétrica constante e contínua que dissipa a mesma quantidade de energia, em um intervalo de tempo igual ao período T, que uma corrente elétrica alternada dissipa quando passa pelo mesmo resistor.

Podemos mostrar que tanto a força eletromotriz eficaz (ou tensão elétrica eficaz) quanto a intensidade de corrente elétrica eficaz se relaciona com os valores máximos por meio das seguintes equações:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando dizemos que a tensão elétrica entre os terminais de uma tomada na cidade de Goiânia é 220 V, estamos, na verdade, dizendo que o valor eficaz dessa tensão elétrica é exatamente 220 V. Sendo assim, o valor máximo da tensão elétrica nessa tomada é igual a:

A potência média (Potméd) dissipada em um resistor, quando percorrido por uma corrente elétrica alternada, é definida como sendo a energia dissipada em um período dividido pelo próprio período. Matematicamente, temos:

Sendo

Temos:

Na equação acima temos que:

ief é a corrente elétrica eficaz que percorre o resistor

Uef é a tensão eficaz entre os extremos do resistor

Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
A furadeira necessita de energia elétrica para funcionar
A furadeira necessita de energia elétrica para funcionar

Assuntos Relacionados