Pressão

Homem deitado em uma cama de faquir
Homem deitado em uma cama de faquir

A figura acima nos mostra uma “cama de faquir”, que nada mais é do que uma cama disposta com pregos pontiagudos. Essa cama é bastante famosa pelo fato de uma pessoa poder deitar-se sobre ela (sobre os pregos pontiagudos) sem se machucar. Para muitos leigos, quem se deita em uma cama dessas passa por desconforto e dor causados pelos pregos pontiagudos penetrando na pele, mas, na verdade, o faquir quase não sente dor, ou seja, quase não se sente desconfortável. É graças à física que o faquir consegue realizar uma excelente apresentação de seu número.

Nos estudos realizados na dinâmica, praticamente toda vez levamos em consideração as forças que estão atuando sobre um determinado ponto de um objeto. A figura abaixo nos mostra uma superfície plana de área A, na qual forças estão sendo aplicadas, perpendicularmente, à superfície. Consideraremos F como a força resultante dessas forças.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Superfície plana sujeita à aplicação de forças

A pressão exercida por essa força sobre a superfície é definida por:

Quando a pressão é a mesma em todos os pontos da superfície, o valor dessa pressão coincide com o da pressão média. Portanto, pela definição, vemos que:

Dessa forma, no Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pressão é o newton por metro quadrado (N/m2), a qual foi chamada de pascal (Pa) em homenagem ao matemático e físico francês Blaise Pascal, que fez importantes contribuições para o estudo dos fluidos.

1 N/m2 = 1 pascal = 1 Pa

Assuntos Relacionados