Você está aqui Mundo Educação Física Mecânica Primeira Lei de Newton

Primeira Lei de Newton

A inércia, ou primeira lei de Newton, afirma que a tendência de um corpo é manter seu estado natural de repouso ou de movimento uniforme.

Primeira Lei de Newton
Caso não houvesse nenhum atrito, o disco de hóquei lançado no gelo manteria seu movimento perpetuamente

Entre todas as teorias que explicavam os movimentos dos corpos, a que permaneceu por vários séculos foi a teoria de Aristóteles. Segundo essa teoria, um corpo só permaneceria em movimento se fosse constantemente aplicada uma força sobre ele.

Galileu Galilei, considerado o pai da experimentação, comprovou que a tendência dos corpos, quando livres da ação de forças externas, era de manter-se em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Com isso, Galileu verificou que pode existir movimento na ausência de forças. Se arremessarmos um disco de hóquei sobre uma superfície, por exemplo, ele logo para por causa da existência de rugosidades que são características do material, porém, se arremessarmos o mesmo disco sobre uma superfície totalmente lisa, vamos perceber que ele percorrerá uma distância maior. O disco somente permaneceria em repouso caso fosse possível eliminar toda a resistência do ar e o atrito.

Primeira Lei de Newton
Também denominada de princípio da inércia, essa é uma lei de um conjunto de três descritas por Newton. Baseado nos trabalhos de Galileu e de Jonhanes Kepler, Isaac Newton desenvolveu a teoria sobre os movimentos dos corpos, que deu origem a essas três leis as quais explicam os movimentos e as suas causas, denominadas de Leis de Newton.
Em seus estudos e experimentos, esse cientista confirmou o que Galileu havia mencionado sobre o movimento de um corpo livre da ação de forças. Assim, Newton enunciou o que ficou conhecido como a Primeira Lei de Newton ou Princípio da Inércia.
Todo corpo livre da ação de forças ou está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.
Mas, e o que é força? Força é o agente que provoca alteração na aceleração do corpo e, consequentemente, em sua velocidade.

Referencial inercial

É o sistema no qual vale o Princípio da Inércia, ou seja, são situações nas quais o móvel está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, isso quando o corpo estiver livre da ação de forças (força resultante).

Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados