Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Princípio de Pascal

Princípio de Pascal

Pascal foi um estudioso matemático, físico e filósofo francês que estudou a transmissão de pressão através dos líquidos, estabelecendo, através de experimentos, que para um líquido de massa específica (μ) confinado e em equilíbrio, a variação de pressão provocada em um ponto do líquido é transmitida integralmente para todos os pontos do líquido e atua normalmente em todos os pontos das paredes internas do recipiente em que ele está contido.

Essa pressão é sentida no cotidiano dos mergulhadores de grandes profundidades. Tais mergulhos devem ser realizados com muita atenção em relação à variação de pressão a que eles estão sendo submetidos. Os mergulhadores sabem que quanto mais profunda é a distância que descem, maior é a pressão a que se submetem.

Tomando como base o princípio proposto por Pascal, vamos analisar como se comporta um líquido (fluido) em repouso. Nesse caso, enfatizaremos a pressão no interior do líquido e a pressão exercida pela atmosfera. Blaise Pascal, a respeito do comportamento dos líquidos, enunciou o seguinte:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O aumento de pressão em um ponto do líquido em equilíbrio é transmitido integralmente para todos os outros pontos desse líquido e das paredes do recipiente onde ele está contido.

Vamos considerar que o líquido contido no recipiente abaixo esteja em equilíbrio. Quando aplicamos uma força F no êmbolo, temos:

Em um líquido confinado, a variação de pressão em um ponto qualquer A acarreta a mesma variação de pressão em qualquer outro ponto B

Na figura acima temos um líquido incompressível confinado em um recipiente. Segundo Pascal, qualquer variação de pressão em um ponto qualquer A acarreta a mesma variação em qualquer outro ponto B no interior do líquido. Assim, matematicamente temos:

pA= ∆pB

O princípio de Pascal tem aplicabilidade nos equipamentos que multiplicam forças e as transmitem a outro ponto de aplicação. Podemos citar como exemplos comuns o macaco hidráulico, o freio hidráulico e a pressão hidráulica.

A transmissão de pressão foi proposta por Blaise Pascal
A transmissão de pressão foi proposta por Blaise Pascal
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados