Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. Projetores de imagens

Projetores de imagens

Na física, chamamos de instrumento óptico todo instrumento que tem por finalidade captar, ampliar e reduzir a imagem de objetos. A máquina fotográfica que manuseamos diariamente é um instrumento óptico, a lupa também se encaixa perfeitamente na descrição de instrumento óptico e, por fim, não poderíamos deixar de citar os óculos e os binóculos. Pois bem, todos esses instrumentos e mais alguns - que deixamos de citar - são considerados instrumentos ópticos.

Outro instrumento óptico que é muito usado é o chamado projetor de imagens. Esses projetores podem ser do tipo projetor de slides, retroprojetor, episcópio etc. Todos esses instrumentos são considerados instrumentos de visão objetiva. Portanto, é graças a esses equipamentos que a imagem real de um objeto pode ser ampliada e projetada sobre uma tela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O projetor de imagens é basicamente constituído de lentes esféricas do tipo convergente objetiva, uma fonte de luz muito intensa e um espelho côncavo cujo centro de curvatura coincide com a posição ocupada pela fonte de luz, a fim de se ter melhor aproveitamento da luz emitida pela fonte.

Vejamos a figura abaixo, nela temos a forma simplificada da imagem de um objeto projetada nitidamente. Vejamos:

A imagem do slide é projetada na tela

Perceba que o objeto tem que necessariamente ficar entre o ponto antiprincipal objeto e o foco principal objeto da lente. Dessa forma, quando aproximamos a lente do objeto fixo, a imagem tende a afastar da lente e aumentar de tamanho.

Projetor de slides comum
Projetor de slides comum
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva

Assuntos Relacionados