Você está aqui Mundo Educação Física Ondulatória Qualidades do Som

Qualidades do Som

Altura, timbre e intensidade são as qualidades fisiológicas do som e caracterizam as ondas sonoras presentes no nosso cotidiano.

Qualidades do Som
Decibilímetro, medidor da intensidade sonora.

Algumas grandezas são muito importantes na caracterização do som e são chamadas de qualidades fisiológicas do som. Essas qualidades estão relacionadas à sensação que o som produz no ouvido humano e são: altura, intensidade e timbre.

Altura
Essa qualidade permite ao ser humano diferenciar e classificar os sons em graves e agudos. Isso é feito a partir da frequência do som. Assim, quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo será o som. Os homens, geralmente, têm voz mais grave, ou seja, voz mais “grossa”. As mulheres, por sua vez, apresentam voz mais aguda, ou seja, mais fina.

Dessa forma, podemos concluir que a voz masculina tem menor frequência de vibração que a voz feminina. No linguajar técnico, o som agudo é alto e o som grave é baixo, mas, no cotidiano, é muito comum ver pessoas utilizando o termo alto e baixo para referir-se a outra característica do som: a intensidade. Contudo, essas denominações dever ser evitadas, pois são empregas de forma errônea.

Intensidade

É a qualidade fisiológica que está relacionada com a quantidade de energia transportada pelo som e que permite classificar os sons em fraco ou forte. A intensidade sonora é provocada pela pressão que a onda de som causa sobre o ouvido ou sobre qualquer outro instrumento de medição da intensidade sonora, como o dosímetro e o decibelímetro.

Quanto maior é a pressão que a onda de som exerce sobre o ouvido, mais intenso é o som percebido ou captado por algum desses aparelhos medidores.

Timbre

Essa qualidade do som dá ao ouvido humano a possibilidade de diferenciar dois sons que possuem a mesma altura e a mesma intensidade, mas emitidos por instrumentos de som totalmente diferentes, como uma flauta e um cavaquinho.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados