Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Física Moderna
  4. Radiação do Corpo Negro

Radiação do Corpo Negro

O estudo da radiação térmica se deu a partir do momento em que o físico alemão Robert Kirchhoff, ao analisar as relações existentes entre calor absorvido e calor emitido, propôs duas leis fundamentais para o estudo da radiação térmica.

A primeira lei fala sobre a cor da radiação emitida. Ela depende da frequência, e esta frequência depende da temperatura do corpo aquecido, seja qual for sua composição.

A segunda lei de Kirchhoff introduz o conceito de corpo negro. Para ele, o corpo negro é um excelente emissor de radiação, e toda radiação gerada nele é emitida.

Como o corpo negro apresenta fácil realização prática, ele se tornou fundamental para o estudo das radiações térmicas. Isso porque o corpo negro é caracterizado por uma abertura em um objeto oco, o que possibilita a reflexão nas paredes internas de qualquer tipo de radiação emitida absorvendo então essa radiação.


Modelo prático de um corpo negro

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A montagem experimental, feita a partir da radiação emitida pelo corpo negro, obtinha gráficos que eram formados pela potência dessa radiação, mas não eram capazes de serem explicados. Isso porque a física clássica não possuía informações necessárias capazes de obter uma função matemática que desse origem a tais gráficos.

Por volta de 1900, o físico alemão Max Planck resolveu partir dos gráficos gerados pela radiação para enfim chegar à equação. Nascia então a mecânica quântica.

Através de tanto estudo, hoje é sabido que todo objeto que é superaquecido emite uma radiação visível, analisada através do espectrômetro (dispositivo que dispersa radiação).

Através desse objeto é possível medir o comprimento e a intensidade de ondas eletromagnéticas, componentes da radiação emitida, o que permite a construção do seu espectro.

Radiador Ideal – Corpo negro cuja radiação depende apenas de sua temperatura.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Espectro de um corpo quente em função da temperatura
Espectro de um corpo quente em função da temperatura
Publicado por: Talita Alves dos Anjos

Assuntos Relacionados